sexta-feira, novembro 30

Festa Literária do Sertão de Jequié acontece entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro.


Entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro a cidade de Jequié, localizada a 365 km de Salvador, sediará a primeira edição da Festa Literária do Sertão de Jequié – Felisquié, que tem como tema central “O regional que se torna universal”, revelando a força global de ícones da cultura nordestina e discutindo variados assuntos relacionados a literatura e outras linguagens artísticas. (Programação no final da matéria)

No primeiro dia do evento já poderá ter uma ideia da variedade que marcará sua programação. O escritor, jornalista e sociólogo Mouzar Benedito falará sobre mitologia brasileira e lançará uma coleção de seis livros sobre mitos ecológicosda cultura de tradição oral no Brasil: O Saci - guardião da floresta; A Iara - encanto das águas; O Curupira - nosso gênio das matas; O Caipora - amigo dos bichos; O Boitatá - este mito é fogo!; Lobisomem, Cuca e Mula sem Cabeça - importados e naturalizados. Figura mitológica conhecida em todos os cantos do Brasil e eternizado nas histórias de Monteiro Lobato, mas Mouzar não se limitará aos mitos brasileiros. Ele vai abordar também a história de Luiz Gama e lançará ainda o livro Luiz Gama, libertador de escravos, e sua mãe libertária, Luíza Mahin. Já o jornalista Carlos Souza Yeshua enfocará a estratégia mercadológica de Paulo Coelho, que o transformou no escritor com mais de 100 milhões de livros vendidos e o autor vivo mais traduzido em todo mundo. O tema da palestra é Paulo Coelho – O Mago da Literatura. Carlos Souza Yeshua fará também o lançamento do livro que contém uma coletânea de artigos intitulados Carta ao Presidente-Brasileiros em busca da cidadania. A professora Maribel Barreto discorrerá sobre o temaA razão como base para desenvolvimento da consciência e lançará seu livro Ensaios sobre Consciência.

Uma oficina sobre criação literária de crônicas será ministrada pelo escritor e professor Vitor Hugo Martins. Antes do Passado, o silêncio que vem do Araguaia: memória, verdade e história brasileira é o tema da palestra da escritora Liniane Haag Brum, que também lançará um livro sobre o assunto.

CENTENÁRIO

Os cem anos de nascimento de Jorge Amado e Luiz Gonzaga e de criação do Jornal A TARDE serão lembrados pela Felisquié. O diário baiano será homenageado por conta de seu apoio a produção literária baiana e por ser fonte de pesquisa para textos literários. “No romance histórico que escrevi, Anésia Cauaçu, A TARDE foi uma das minhas fontes de pesquisa”, afirma o escritor Domingos Ailton, curador da Festa Literária do Sertão de Jequié- Felisquié. Uma mesa redonda sobre curiosidade do Jornal A TARDE terá a participação dos jornalistas Carlos Ribeiro, Heloísa Sampaio e Marjorie Moura e o veículo será representado na homenagem pelo seu gerente comercial, Edmilson Vaz.

A dimensão da obra de Jorge Amado será abordada em painel com a participação dos escritores e estudiosos dos textos amadianos Gildeci Leite, Adriana Barbosa, Bohumila Araújo e Domingos Ailton; o professor Erisvaldo Pereira dos Santos falará sobre Religião de matriz africana na literatura de Jorge Amado: a propósito do texto "O compadre de Ogum”. O professor Gildeci Leite lançará também o seu livro Jorge Amado: da ancestralidade à representação do orixás. Já a produção musical de Luiz Gonzaga terá como debatedores o cineasta Robinson Roberto, o jornalista César Rasec e os músicos Lourival Eça e Carlos Éden. Neste painel o cineasta Robinson Roberto revelará imagens e informações inéditas sobre o Rei do Baião. Uma delas mostra o anão, que era de Jequié e integrou o trio musical de Gonzagão. O poeta e cronista Luis Cotrim, um dos fundadores da Academia de Letras de Jequié e ícone do mundo literário da cidade, falecido no último dia 3 de novembro aos 95 anos será também homenageado com dois documentários, um de Robinson Roberto e outro de Júlio Lucas. Cotrim será homenageado ainda com a entrega da Ordem do Mérito Cultural Luis Cotrim.

CONTRACULTURA DOS ANOS 60
A contribuição de artistas jequieenses para contracultura dos anos 60 será uma tema de discussão por parte dos cineastas Tuna Espinheira, Robinson Roberto, do artista plástico Dicinho e do ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo - ANP, Haroldo Lima. Já o professor Luciano Costa Santos vai enfocar em sua palestra cultura nacional, modernidade e globalização.


ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS
O processo de adaptação de uma obra literária para o teatro, o cinema e a televisão será o foco de discussão de um painel que contará com a participação dos cineastas Tuna Espinheira e Guido Araújo, dos jornalistas Joaquim Botelho e Rogéria Gomes e do ator Robério Lima, que interpretou “o professor” no filme Capitães da Areia, de Cecília Meireles, adaptado do romance de Jorge Amado.

Os escritores Domingos Ailton, Carlos Ribeiro e Morgana Gazel falarão sobre o poder de transformação da literatura. Poética visual na internet: a experiência das Concrecoisas é o tema da palestra do jornalista, compositor e poeta César Rasec. O processo de produção e circulação de um livro terá como expositores os escritores Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal e Carlos Souza. A jornalista e escritora Rogéria Gomes discorrerá sobre a história do teatro no Brasil e as grandes atrizes que marcaram os palcos brasileiros. Na oportunidade se reportará a fatos marcantes do teatro nacional, aos dramaturgos como Nelson Rodrigues, que está completando também cem anos de nascimento neste ano de 2012 e as divas das artes cênicas do País como as atrizes Eva Wilma, Norma Brum e Laura Cardoso, que foram entrevistas por Rogéria Gomes e estão no livro As Grandes Damas E Um Perfil do Teatro Brasileiro. Literatura no contexto atual do Brasil é o tema da conferência de encerramento do evento, que terá como palestrante o presidente da União Brasileira de Escritores – UBE, o jornalista e escritor Joaquim Botelho.


FILMES
Não só debates compõem a programação da Felisquié. Atividades culturais como encenações teatrais, recitais de poesia, contação de histórias, declamação de cordéis e exibição de filmes de ficção e videocomentários também farão parte do evento. Serão exibidos Cascalho, de Tuna Espinheira, Cine Jequié e Luís Cotrim, de Robinson Roberto, Ambiente Natural e Memória de Contendas do Sincorá e O Candomblé na Cidade de Jequié, de Domingos Ailton, Testemunho de um leitor de Jorge Amado, de Carlos Pronzato, Caçadores da Alma, de Silvio Tendler e Luis Cotrim – Poeta Dourado, de Júlio Lucas.


SERTÃO E REGIONALISMO
“Tive a ideia de realizar a Festa Literária do Sertão de Jequié durante uma conversa com o poeta e jornalista Valdeck Almeida de Jesus no Congresso da União Brasileira de Escritores –UBE em Ribeirão Preto, em novembro de 2012. O nosso projeto desde de início foi levar intelectuais de várias partes do País para o sertão de Jequié e realizar um evento que possa mostrar a força e a cultura do nosso sertão para que os moram na região e os que estão vindo de fora.” conta o curador da Felisquié, Domingos Ailton, que participa de uma mesa redonda juntamente com a graduanda do curso de Letras, Jeanne Paganucci sobre o tema central do evento O regional que se torna universal. Para Domingos Ailton o regionalismo foi uma tendência marcante do modernismo e fez com que a literatura brasileira ganhasse milhares de leitores no Brasil e em outros países, mas não tem obtido o devido valor do meio acadêmico. “A Felisquié quer enaltecer a literatura regional e a cultura do sertão” , ressalta.

A Festa Literária do Sertão de Jequié conta com chancela e apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UESB, da Academia de Letras de Jequié e da União Brasileira de Escritores - UBE.

PROGRAMAÇÃO


DIA 29 DE NOVEMBRO
Anfiteatro “A Lenda” da UESB - Campus de Jequié
8h - Painel 1:
Mitologia Brasileira - Mouzar Benedito com mediação de Domingos Ailton

9h - Lançamento de livro:
Coleção Mitologia Brasílica, de Mouzar Benedito e Ohi

9h30 - Exibição de filme:
Documentário Ambiente Natural e Memória de Contendas do Sincorá, de Domingos Ailton.

10h40 - Painel 2:
Paulo Coelho – O Mago da Literatura - Carlos Souza Yeshua com mediação de Júlio Lucas.

11h30 - Lançamento de livro:
Carta ao Presidente-Brasileiros em busca da cidadania- Organização: Carlos Souza.

11h30 - Atividade cultural

14h - Painel 3:
A razão como base para desenvolvimento da consciência - Maribel Barreto com mediação de Adilson Gomes.

15h - Lançamento de livro:
Ensaios sobre Consciência, de Maribel Barreto.
Anfiteatro “A Lenda” da UESB- Campus de Jequié

15h30 - Painel 4:
A história de Luís Gama - Mouzar Benedito com mediação de Jorge Barros.

16h30 - Lançamento de livro:
Luiz Gama, libertador de escravos, e sua mãe libertária, Luíza Mahin, de Mouzar Benedito

16h40 - Exibição de filme:
Documentário Caçadores da Alma, de Silvio Tendler.

17h - Lançamento de livro:
Natureza Viva, de Robinson Roberto.

17h30 - Painel 5:
Antes do Passado, o silêncio que vem do Araguaia: memória, verdade e história brasileira – Liniane Haag Brum com mediação de Domingos Ailton.

18h30 - Lançamento de livro:
Antes do Passado - o silêncio que vem do Araguaia, de Liniane Haag Brum.
Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)

19h30 - Painel 6:
Curiosidades do Jornal A Tarde – Heloísa Sampaio, Carlos Ribeiro e Marjorie Moura, com mediação de Wilson Novaes Junior.

20h30 – Homenagem ao Jornal A Tarde – Domingos Ailton

21h - Homenagem a Luís Cotrim – Ivonildo Calheira e Domingos Ailton

21h30 – Exibição de filmes:
Luís Cotrim, de Robinson Roberto.
Luis Cotrim, de Júlio Lucas.

DIA 30 DE NOVEMBRO
Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)

8h - Painel 7:
Luiz Gonzaga: ícone do Nordeste – Robinson Roberto, César Rasec, Lourival Eça e Carlos Éden, com mediação de Domingos Ailton.

10h - Exibição de filme:
Documentário Cine Jequié, de Robinson Roberto.

11h – Painel 8:
O regional que se torna universal – Domingos Ailton e Jeanne Paganucci, com mediação de Zilda Freitas.

14h - Painel 9:
Poética visual na internet: a experiência das Concrecoisas - César Rasec, com mediação de Adilson Gomes.

15h - Painel 10:
O poder de transformação da literatura - Domingos Ailton, Carlos Ribeiro, Morgana Gazel, com mediação de Carlos Souza.

16h40 – Lançamento de livro:
Enseada do Segredo, de Morgana Gazel.

17h - Exibição de filme:
Cascalho, de Tuna Espinheira.

19h30 – Painel 11:
As adaptações literárias para o teatro, o cinema e a televisão - Tuna Espinheira, Rogéria Gomes, Guido Araújo, Robério Lima e Joaquim Botelho, com mediação de Domingos Ailton.

20h30 – Entrega da Ordem do Mérito Cultural Luís Cotrim.


DIA 1º DE DEZEMBRO
Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)

8h - Painel 12:
Jequié e a contracultura dos anos 60 - Tuna Espinheira, Robinson Roberto, Dicinho e Haroldo Lima com mediação de Maria Lúcia Martins.
Sala de aula do Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (antigo IERP)

8h - Oficina de criação literária:
Crônica - Vitor Hugo Martins.

10h30 - Painel 13:
Cultura nacional, modernidade e globalização- Luciano Costa Santos com mediação de Zilda Freitas.

11h - Lançamento de livro:
Mário Vário: uma Introdução ao Pensamento de Mário de Andrade, de Luciano Costa Santos.

11h30 - Lançamento de livros de autores de Jequié - Organização: Júlio Lucas.

14h - Painel 14:
Religião de matriz africana na literatura de Jorge Amado: a propósito do texto "O compadre de Ogum”, Erisvaldo Pereira dos Santos com mediação de Marilusa Barreto.

15h - Exibição de filme:
O Candomblé na Cidade de Jequié, de Domingos Ailton.

16h10 - Painel 15:
O processo de produção e circulação de um livro - Valdeck Almeida de Jesus, Roberto Leal e Carlos Souza com mediação de Adilson Gomes.

17h10 - Painel 16 :
A dimensão da obra de Jorge Amado - Gildeci Leite, Adriana Barbosa, Bohumila Araújo e Domingos Ailton com mediação de Zilda Freitas.

18h30 – Exibição de filme:
Testemunho de um leitor de Jorge Amado, de Carlos Pronzato.

19h – Lançamento de livro:
Jorge Amado:da ancestralidade à representação do orixás, de Gildeci Leitre.

20h – Painel 17:
A história do teatro no Brasil e as grandes atrizes que marcaram os palcos brasileiros – Rogéria Gomes com mediação de Jorge Barros.

20h40 – Lançamento de livro:
As Grandes Damas e Um Perfil do Teatro Brasileiro, de Rogéria Gomes.

21h – Painel 18:
Literatura no contexto atual do Brasil – Joaquim Botelho com mediação de Ivonildo Calheira.

Fonte: Domingos Ailton

quinta-feira, novembro 29

ASSALTO AO BB DE IBIRAPITANGA

Uma quadrilha aterrorizou na manhã desta quinta-feira, 29, a cidade de Ibirapitanga, no sul da Bahia, e assaltou a agência local do Banco do Brasil. O bando ainda sequestrou três pessoas: dois seguranças da agência e o gerente, mas os dois primeiros foram libertados logo em seguida.

NOTÍCIAS CURIOSAS

Salvador tem 85 homens para cada 100 mulheres

Na faixa etária de 20 a 39 anos, para cada 100 mulheres, há aproximadamente 85 homens na RMS, de acordo com dados de 2011, divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Síntese de Indicadores Sociais (SIS). Esta razão de sexo (quantidade de homens para cada 100 mulheres) está abaixo do registrado no Brasil (94,3) e é a menor entre as Regiões Metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, que tiveram os dados mostrados no SIS. Nesta mesma faixa etária, a concorrência deve estar menor na Região Metropolitana de Curitiba, que tem cerca de 96 homens para cada 100 mulheres.
fonte:bahia noticias.com.br


Chamado de “Baby Heading”, esse tipo de foto, que consiste em colocar um bebê no corpo ou nos trajes de um adulto, de foto se tornou moda na web, de acordo com o site “BuzzFeed”.Ao contrário das conhecidas montagens que “trocam a cabeça” de pai e filho utilizando softwares de edição, esse tipo de foto é tirada em cima da cama ou segurando a criança por baixo da roupa.
Bebê aparece de terno e gravata em foto (Foto: Reprodução)
fonte:g1.globo.com
Quem pensou que depois de uma “lição”, Carolina Dieckmann não ia mais tirar fotos nua para o marido pelo celular, se enganou

Nesta semana, a moça divulgou para a revista QUEM que continua enviando imagens picantes para o marido. “Não parei de tirar fotos para o meu marido [Tiago Worcman] por causa disso, não mudou a minha vida”, afirma.



A suspensão da coleta do lixo de Jequié pelos representantes do sindicato Sindilimp, no final da tarde de terça-feira (22/11) vem resultando no acúmulo de sacos e lixos espalhados em ruas do centro e bairros da cidade, nas últimas 24 horas. A justificativa apresentada pelos dirigentes sindicais é de que os funcionários do setor demitidos pela empresa Locar (terceirizada pela prefeitura) ainda não receberam os valores que lhes são devidos. A empresa por sua vez alega que está com créditos sem receber por parte da contratante o que estaria inviabilizando  os pagamentos. O impasse contribui para agravar o setor. Uma representação da diretoria do Sindilimp está sendo aguardada na cidade nas próximas horas quando será buscada uma solução para o grave problema.

FONTE:JEQUIEREPORTER.COM.BR
A coleta de lixo de responsabilidade da prefeitura de Jequié,  pelos caminhões da empresa Locar está suspensa desde a tarde de  terça-feira (28/11), de acordo fonte do Sindlimp  ((Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia). Apesar da redução em cerca de 80% do número de operários o trabalho de coleta comercial e domiciliar vinha sendo mantido normalmente. A orientação da representação sindical foi no sentido de que nem mesmo esse serviço fosse mantido e os carros-compactadores estão estacionados na garagem 1 da empresa, localizada no bairro da Cidade Nova e o equipamento utilizado pelo pessoal da varrição também não foi liberado.

 





CBF confirma, Felipão é o novo técnico da seleção brasileira


A CBF já acertou com um novo técnico para a seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari é o substituto de Mano Menezes. A entidade, porém, não conta mais com um diretor de Seleções, já que Andrés Sanches deixou nesta quarta o cargo, que acabou extinto pelo presidente José Maria Marin. O anúncio oficial de Felipão, campeão mundial em 2002 com o Brasil, será feito na quinta, às 10h30m (de Brasília), no Rio de Janeiro.

Andrés pediu demissão do cargo de diretor de Seleções através de uma carta. Em São Paulo, Marin disse que a posição está extinta para a volta da função de coordenador, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Tetra nos Estados Unidos, Carlos Alberto Parreira é o mais cotado para assumir a tarefa de trabalhar na nova função.

Em seguida, Marin afirmou que o nome do novo técnico será revelado oficialmente na quinta, a tempo de participar do sorteio da Copa das Confederações, sábado. Felipão, que deixou o Palmeiras em setembro, conversou com Marin no último fim de semana e está com a família em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas vai desembarcar em São Paulo ainda nesta quarta para finalizar os últimos detalhes do contrato com a CBF.  

Informações do G1.

terça-feira, novembro 27

Wladimir Wanderley, coord. do SENAI Jequié, fala sobre a instituição. Confira!


JN: Para aqueles que não têm conhecimento sobre o papel do SENAI, qual é a importância dessa instituição para a nossa sociedade e de que forma ela é organizada?

Wladimir: O SENAI é uma empresa privada sem fins lucrativos mantida pela indústria, sendo um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial.

Tem como missão promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, e desta maneira contribui para elevar a competitividade da indústria baiana. Entre as suas áreas de atuação estão à educação profissional, a prestação de serviços técnicos e tecnológicos, a pesquisa aplicada e a consultoria.

Na Bahia o SENAI está vinculado ao SENAI Nacional, braço educacional do Sistema CNI - Confederação Nacional da Indústria, e integra o Sistema FIEB, tendo à frente a Federação das Indústrias do Estado da Bahia.


JN: Em Jequié, quais os programas de capacitação que são oferecidos?

Wladimir: Não somente em Jequié, mas em todo o estado o SENAI-BA possui programas que ajudam a indústria baiana a ficar cada vez mais competitiva, proporcionando o aumento contínuo do seu padrão de qualidade e produtividade. Atuamos principalmente na capacitação de seus trabalhadores oferecendo cursos de educação profissional, cursos de aprendizagem, qualificação dos trabalhadores, sempre atendendo a demanda da indústria – que é o nosso foco de atuação.

Em Jequié não poderia ser diferente. Neste exato momento temos inúmeros programas ocorrendo em nosso município, onde neste ano mais de 1.500 alunos já passaram ou ainda estão sendo capacitados pelo SENAI para atendimento da demanda local. Dentre os programas oferecidos em Jequié destaca-se o PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego lançado pelo governo federal que visa à expansão e à democratização da oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada de trabalhadores, obedecendo ao perfil de faixa etária entre 18 e 59 anos de idade e que possua o ensino fundamental incompleto. Esse programa é voltado para as pessoas que deram entrada no Seguro Desemprego e pessoas cadastradas no Bolsa Família. Já foram realizadas quatro turmas, três ainda estão em andamento, destacando o Curso Técnico de Panificação, e mais seis estão programadas para iniciar ainda este ano: Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Instalador e Reparador de Redes, Pizzaiolo, Pintor de Obras, Desenhista e Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais.

As inscrições podem ser feitas no SINEBAHIA, localizada no SAC (pessoas que deram entrada no seguro desemprego) ou na Agência do SENAI de Jequié (Bolsa Família).


JN: Qual a reflexão que você faz sobre a formação profissional que o SENAI proporciona e a oferta de emprego para essas áreas no mercado de trabalho?

Wladimir: Quando se fala em formação, seja ela qual for, submetemos diretamente à transformação de vidas. Através da educação profissional conseguimos colocar ou recolocar pessoas no mercado de trabalho de Jequié. Temos observado uma procura cada vez maior dos jovens a respeito do Processo Seletivo para os programas CAI-BÁS (Curso de Aprendizagem Industrial Básica). Essa é uma formação em que a educação profissional é destinada à qualificação inicial de jovens aprendizes e caracterizada pela articulação entre educação e trabalho e estes cursos estão vinculados a uma legislação, destacando a Lei 10.097, de dezembro/2000, e o Decreto 5.598, de dezembro/2005.

Neste ano foram iniciadas 11 turmas nesse programa com 40 jovens matriculados em cada. Uma turma já foi encerrada e os alunos foram contratados pelas indústrias. Em duas delas os alunos já estão colocando em prática na indústria o aprendizado adquirido. Outras oito encontram-se na fase teórica, todas elas atendendo aos setores da indústria local.

Aqui em Jequié a oferta de emprego existe e é crescente. As indústrias cada vez mais investem em tecnologia e estão demandando serviços especializados e contratação de mão-de-obra. Contudo, esbarram na baixa escolaridade, sendo obrigadas a importar mão-de-obra.


JN: Quais são os critérios para que os jovens possam se inscrever nos cursos? E de que forma eles poderão participar?

Wladimir: O SENAI tem programas que atende aos jovens e outras faixas etárias, de acordo e conforme os critérios abaixo:

GRATUIDADE
- Aprendizagem Industrial Básica e Técnica: jovens com idade entre 14 a 21 anos (Ensino Médio cursando ou concluído);
- Qualificação Profissional Gratuita: desempregados, com idade entre 18 e 59 anos (Escolaridade conforme o curso ofertado)

CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL (Cursos pagos)
- Indicados para o público em geral que procuram formação técnica (é necessário ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano). As modalidades disponíveis são:

- Eletroeletrônica
- Eletromecânica
- Eletrônica
- Informática
- Meio Ambiente
- Redes de Computadores
- Segurança no Trabalho

SENAI – AG. JEQUIÉ
Endereço: Av. Otávio Mangabeira, s/n, Lotes 16 e 17 - Centro Industrial – Bairro Mandacaru.
Tel.: (73)3525-5575
E-mail: www.senai.org.br


segunda-feira, novembro 26

CURIOSIDADE: HISTÓRIA DA NOSSA REGIÃO


Antigo grupo escolar Castro Alves, hoje, Museu de Jequié.
Sede da 13ª microrregião administrativa da Bahia, composta por outros 25 municípios, Jequié está situada na região Sudoeste do Estado e localizada a 360 km da capital, Salvador.
O nome originou-se da palavra Jaquieh, que na língua dos jês ou tapuias (índios) significava onça, valendo notar que o felino infestava a região. Deve-se salientar que algumas tribos tapuias, inclusive mongoiós e cotoxós, assimilaram elementos culturais do tupi, inclusive vocábulos, daí admitir-se também que o nome Jequié encontre raiz na palavra Jequi (sempre com je, como Jequitinhonha, Jequitaia, Jequitibá, etc.), denominação à cesta de apanhar peixe.
O povoado do qual se originou tem essa denominação como extensão do nome dado a uma das fazendas em que se desmembrou a grande propriedade Fazenda Borda da Mata, cujas dezesseis léguas originais foram divididas em onze propriedades, após a morte do sertanista José de Sá Bittencourt, em 8 de março de 1832.
Jequié pertenceu por muitos anos à cidade de Maracás. Em 13 de junho de 1910, foi elevada à condição de cidade, tornando-se um ponto de comércio na região, abastecendo o sudeste do Estado, assim como a bacia do Rio das Contas. A maior evolução veio em 1927, com a chegada da estrada de ferro, fato que o tornou um importante centro comercial, a quarta cidade mais importante da Bahia.
Com quase 150 mil habitantes, Jequié herdou a mistura das influências originais de índios, negros e dos imigrantes italianos e árabes.
Os primeiros imigrantes italianos, João Rotondano, José Rotondano e José Niella chegaram a Jequié, oriundos de Trecchina: comuna da Província de Potenza, na região da Basilicata, hoje cidade-irmã do município. Eles chegaram ao Brasil entre 1866 e 1869; por volta de 1878, teriam se estabelecido em Jequié. A presença dos italianos foi decisiva para o desenvolvimento local.

Pelo curso do Rio das Contas, pequenas embarcações desciam transportando hortifrutigranjeiros e outros produtos de subsistência. No povoado, os mascates iam de porta em porta vendendo toalhas, rendas, tecidos e outros artigos trazidos de cidades maiores. Tropeiros chegavam igualmente a Jequié, carregando seus produtos em lombo de burro. O principal ponto de revenda das mercadorias de canoeiros, mascates e tropeiros deu origem à atual Praça Luiz Viana. Ali veio a desenvolver-se a primeira feira livre da cidade.
Depois da enchente de 1914, que destruiu quase tudo em Jequié, a feira, o comércio e a cidade passaram a desenvolver-se em direção às partes mais altas.
ANIVERSÁRIO
25 de outubro
GENTÍLICO
jequieense

domingo, novembro 25

IV FEIRA CULTURAL DO COLÉGIO ACM HOMENAGEIA O ESCRITOR JORGE AMADO

O colégio estadual Antonio Carlos Magalhães, realizou nos dias 23 e 24 a sua IV feira cultura que teve como foco o centenário do escritor Jorge Amado. Os professores e os alunos se empenharam ao Máximo em uma maratona que durou três dias, tudo isso para retratar as grandes obras escrita por esse grande escritor, que emocionaram e continuam emocionado muitas pessoas com suas historias.


Fonte: Dario Meira Hoje

Ipiaú: Foragido da Justiça é preso em bar

Ipiaú: Após denúncia, fugitivo da cadeia é recapturado

O último dos dois presos que fugiram da delegacia de Ipiaú no dia 09 deste mês, foi recapturado pela polícia militar por volta das 08hs deste sábado, 24. Judson de Oliveira Gomes, 27, estava escondido em uma casa na Rua Bom Jardim, número 18, e ao perceber a presença dos policiais tentou fugir, mas foi detido pelos policiais do PETO. A polícia chegou ao fugitivo após denúncia anônima. 

(Ocorrência Policial)

Vitória está de volta à série A

Contra um Ceará sem pretensões na última rodada da Série B, o Vitória colocou um ponto final na dramática briga pelo acesso à elite do futebol brasileiro. Na tarde deste sábado (24), no Estádio Manoel Barradas, o time baiano empatou com os cearenses e com 71 pontos confirmou a volta, na quarta posição, para o lugar onde nunca deveria ter saído: 1ª divisão.

 

Depois de um primeiro turno histórico, ao chegar aos 44 pontos, pontuação nunca alcançada desde 2006, o Vitória oscilou. Problemas internos, demissão do treinador Paulo César Carpegiani, protesto da torcida, queda de rendimento técnico se tornaram obstáculos na reta final. Porém, não foram capazes de descarrilhar o trem rubro-negro a caminho da estação 1ª divisão. 

(Bahia Notícias)

sábado, novembro 24

Mano Menezes não é mais técnico da seleção


O técnico Mano Menezes foi demitido no comando da seleção brasileira na tarde desta sexta-feira. O UOL Esporte apurou que a decisão já havia sido comunicada a outros integrantes da comissão técnica, como Carlinhos Neves, preparador físico do Atlético-MG. O comunicado foi feito via SMS. A decisão foi tomada em reunião realizada na FPF com o presidente da entidade, Marco Polo del Nero, e o mandatário da CBF, José Maria Marin. Mano assumiu a seleção brasileira jogo após a Copa do Mundo de 2010.

Segundo informações, o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, foi voto vencido e não conseguiu demover a decisão da dupla Marin-Del Nero. O presidente da entidade e o fiel escudeiro desde o início não esconderam a intenção de mudar o comando técnico da seleção. Ainda segundo informações, três nomes agradavam mais que Mano: o pentacampeão Felipão, Luxemburgo e Muricy.

Mano dirigiu a equipe principal em 33 jogos desde 2010, quando assumiu a seleção após o fracasso de Dunga da Copa do Mundo na África do Sul. Neste período foram 21 vitórias, com seis derrotas e outros seis empates - aproveitamento de 69,7% dos pontos.

Polícia realiza maior apreensão de cocaína do ano na Bahia

Os 33 quilos de cocaína localizados pelo Departamento de Narcóticos (Denarc) em Salvador, faz desta a maior apreensão da droga este ano na Bahia, segundo a Polícia Civil divulgou nesta sexta-feira (23). A droga foi encontrada na casa de Elio de Jesus Matos, 32 anos, no Conjunto dos Bancários, depois de investigação feita no bairro da Engomadeira. A cocaína estava em 33 tabletes de 1 kg cada, comprados em São Paulo por R$ 330 mil.

A droga foi trazida para a Bahia dentro de veículos transportados por caminhões-cegonha. Já em terra baiana, a quadrilha arrecadaria R$ 480 mil revendendo a cocaína na região da Engomadeira. As investigações da Polícia Civil mostraram que Elio levava uma vida de luxo em Salvador. Para justificar seu alto padrão de vida, ele dizia ser proprietário de uma frota de táxi. (Correio)

quinta-feira, novembro 22

DIA DO EVANGÉLICO EM DÁRIO MEIRA: EVANGÉLICOS ADORAM A DEUS COM MUITA PREGAÇÃO E PAZ





Com muito louvor e adoração os evangélicos festejaram o dia do evangélico. Durante o evento, além de brincadeiras para a criançada, teve também aquele delicioso algodão doce, que não apenas as crianças gostaram, mas também os marmanjos que se deliciaram com o sabor da guloseima, num clima de muita paz e harmônia. Todavia, o que também engrandeceu o nome do senhor foram as pregações por membros de diversas congregações, além de shows com os talentosíssimos cantores da terra.
Também é digno de comentário o informativo contando algumas histórias do evangelho na cidade, regastando e levando ao conhecimento da comunidade importantíssimos fatos, que até então era desconhecido por grande parte da comunidade. Nesse mesmo informativo é possível perceber que há cada dia cresce o número de adoradores a Jesus Cristo, o que também é nítido perceber no crescimento de congregações em todo município. 
Enfim, que o respeito, a compreensão, a paz e a fraternidade possa reinar em nossa cidade! Sobretudo nos corações da população! E que o amor a Deus e a cada pessoa na terra seja elevado sempre!

quarta-feira, novembro 21

Carlinhos Cachoeira é solto


O empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi solto às 0h5 desta quarta-feira (21). Ele estava preso complexo penitenciário da Papuda, em Brasília (DF), desde fevereiro deste ano.
Ele teve permissão para deixar a prisão após ser condenado pela Justiça do Distrito Federal a 5 anos de prisão em regime semiaberto.
A setença foi expedida pela juíza Ana Cláudia Costa Barreto, da 5ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do DF, na noite dessa terça-feira (20/11).
Cachoeira responde pelos crimes de formação de quadrilha e tráfico de influência.
A setença decorre da chamada operação Saint-Michel que investigou um esquema de tentativas de fraudes no sistema de bilhetagem do transporte coletivo do Distrito Federal.
Cachoeira foi preso por conta da Operação Monte Carlo, da qual a Saint-Michel é um desdobramento.
A primeira operação foi conduzida pela Polícia Federal e investigou suspeitas de corrupção e exploração ilegal de jogos, assim como o envolvimento de Cachoeira com empresários e políticos.
CPMI do Cachoeira
Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a saída de Carlinhos Cachoeira da cadeia é considerada um “mau presságio”, tendo em vista a apresentação, nessa quarta (21/11), do relatório da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI), que investiga as relações de Cachoeira com agentes públicos e privados.
“A expectativa que tenho do relatório não é das melhores. As notícias que me chegam é que a saída do Cachoeira é um mau presságio”, disse Rodrigues, que participou da comissão, à Agência Brasil.
Ele foi contra o encerramento da CPMI neste momento e tentou convencer os colegas a aprovar a prorrogação das investigações.
Segundo reportagem da Agência Brasil, com a base aliada do governo unida pelo encerramento dos trabalhos, Randolfe Rodrigues e outros parlamentares oposicionistas decidiram apresentar voto em separado para ser analisado junto com o relatório oficial do deputado Odair Cunha (PT-MG).

Prefeito eleito de Itagibá anuncia secretariado


 

Na última sexta-feira,16, durante uma  reunião com os representantes dos partidos que formaram a coligação “Itagibá de Todos Nós”, o prefeito eleito Marquinhos Barreto-PCdoB-, anunciou  os integrantes do primeiro escalão do seu governo  a ser iniciado no  dia 1º de Janeiro de 2013. Marquinhos explicou que na escolha procurou contemplar todas as forças que apoiaram a sua candidatura na campanha eleitoral, embora o principal critério tenha sido a competência técnica de cada um dos escolhidos.

 

É a seguinte a relação dos ocupantes com seus respectivos cargos:

 

João Aragão- Chefia do Gabinete do Prefeito

Rosebete Alves Barreto- Secretaria de Assistência Social

Marilu Neiva- Secretaria de Administração

Fabiano Miranda Sampaio- Secretaria de Obras

Albano Brum Novaes Filho- Secretaria de Saúde

Bartolomeu Passos Junior- Secretaria dos Transportes

Ivonildo Peixoto Miranda- Secretaria da Agricultura

Rodrigo Miranda- Secretaria dos Esportes

Cosme Nunes- Secretaria de Meio Ambiente

Rodneli Ribeiro- Secretaria de Finanças

Elineia Nascimento-Secretaria de Educação

Nilson Almeida Santos-Secretaria de Controle Interno.

Marquinhos disse à reportagem do Giro que o processo de transição deverá ser tranquilo e que tem a consciência de que receberá uma Prefeitura num bom estado de organização.

terça-feira, novembro 20

Autora de ‘Salve Jorge’ chama evangélicos de imbecis; Pr. Silas comenta

 
Depois da polêmica repercussão da novela ‘Salve Jorge’ entre os evangélicos, a autora da novela Gloria Perez respondeu dizendo que os protestos são de interesse comercial e apelam mais para o fundamentalismo.
“E penso que, em casos assim, o pessoal da imprensa deveria seguir o sábio conselho do Millôr Fernandes: ‘Não se deve ampliar a voz dos imbecis’”, afirmou ela, segundo jornal O Globo.
Um grupo de membros da Igreja Universal do Reino de Deus fez campanha pelas redes sociais alegando que a novela faz veneração a Ogum – entidade espiritual representada no Brasil por São Jorge – e apologia ao lesbianismo.
A novela estreou com um índice considerado baixo no Ibope de 35,5 pontos, a segunda pior audiência em estreia no horário nobre da Globo, segundo o jornal Estadão.
Apesar disso, Gloria Perez disse que está feliz com a audiência da novela. “Achei surpreendente: estreamos no primeiro dia de horário de verão, quando todo mundo se atrapalha com a hora, enfrentamos o horário político, e ainda assim chegamos aos 40 pontos em São Paulo (a média foi de 35 pontos)”.
De acordo com a autora, o segundo capítulo que teve 37 pontos fez mais um “gol”, visto que desde 1985, com ‘Roque Santeiro’, um segundo capítulo não bate a audiência do primeiro.
Ibope ruim
Apesar do positivismo da autora, segundo o jornalista Lauro Jardim, a nova novela da Globo está com problema de audiência. Na última quinta-feira (31/10), ‘Salve Jorge’ registrou 28 pontos na Grande São Paulo, segundo números prévios do Ibope. E este é um índice que preocupa a emissora.
No mundo ideal e ambicioso da Globo, uma novela das nove deveria estar na faixa dos 40 pontos.

Uneb prorroga inscrições do Vestibular 2013




As inscrições para o vestibular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foram prorrogadas até o dia 25 de novembro, informou em comunicado oficial o reitor da instituição, Lourisvaldo Valentim da Silva. Os candidatos deverão fazer as inscrições por meio do site da instituição. Conforme o comunicado, os boletos deverão ser pagos até o dia 26 de novembro. O preço da taxa de inscrição é R$ 98. “Ficam mantidas as informações contidas no Edital de Abertura de Inscrição, republicado no D. O. E. de 03 de outubro de 2012″, informou o reitor.
As datas das provas estão mantidas. As avaliações serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro de 2013. No primeiro dia, os candidatos farão as provas de Língua Portuguesa – Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol/Francês), Ciências Humanas (História, Atualidades e Geografia) e a redação. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

segunda-feira, novembro 19

RESUMO DA HISTORIA DA AIMCDM





















































FRASE DO DIA"A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena." (rfm)"/marquee>

‘‘O CRESCIMENTO URBANO DE DÁRIO MEIRA COM O BAIRRO NOVA JERUSALÉM.


‘‘O CRESCIMENTO URBANO DE DÁRIO MEIRA COM O BAIRRO NOVA JERUSALÉM’’



Objetivo:
     Apresentar o crescimento do bairro Nova Jerusalém, em seu viés urbano, no contexto da cidade de Dário Meira, as décadas de  sua historia espremida entre um rio e uma fazenda, através da história de dificuldade do nosso povo, das quais surgiram a partir da AIMCDM uma nova perspectiva de vida para nossa população, formadas por pessoas lutadoras, sendo sua maioria composta por  filhos deste solo.
     A partir deste recorte, permite-se entender como ocorre com esse bairro o acelerado processo de expansão urbana, iniciado  através de movimento com o apoio do poder público, e como estas ligações podem facilitar o desenvolvimento do nosso povo.     Atualmente, essa visão interligada entre o processo de expansão e a industrialização da cidade é criticada por diversos políticos da cidade que estão preocupados com sua condição eleitoral, como uma exceção no contexto de alguns, pois não haveria uma grande experiência destes políticos no processo de expansão, sendo que haveria poucos capazes de realmente investir em um projeto de tamanha magnitude, sendo estes mais interessados na forma da política de "quanto pior, melhor". Na indignação , pelo fato das pessoas serem tratados como produto eleitoreiro optamos o caminho seguir, optou-se neste trabalho por buscar como base para uma comunidade mais digna investir no social, para que dessa forma haja uma facilidade no desenvolvimento da nossa  cidade através desse Novo Bairro, mas também serão utilizadas outras alternativas para que possamos viver dias melhores, das quais a historiografia atual da nossa cidade nos disponibiliza, obrigando a população a desenvolver através dessas novas idéias.