terça-feira, julho 31

PESQUISA COMPROVA QUE WILLIAM DE ALEMÃO LIDERA NA SEDE DO MUNÍCIPIO

William de Alemão - Já Lidera na Sede do Município de Dário Meira.



William Sena, homem criado em Dário Meira, cresceu conhecendo, como poucos, as belezas de nossa terra e nosso povo, mas também como poucos, soube enxergar suas dificuldades e carências. Filho de Jaci e Alemão, pessoas, reconhecidamente, honestas e trabalhadoras, William, desde muito jovem aprendeu que acomodar-se diante das dificuldades e pensar apenas em si, não engrandece e nem enobrece a ninguém. Na última pesquisa realizada no 26 e 27 do corrente mês, comprovou que William de Alemão já ganha dos seus adversários na sede do município. Onde eles diziam que tinham maioria. Este Jovem Ingressou na carreira política, ainda que, por muitos, criticado e desacreditado, mas elegeu-se vereador e provou a todos que juventude nem sempre significa inexperiência e incompetência.
Em sua segunda disputa eleitoral, reelegeu-se como vereador mais votado do município. Toda essa popularidade não o acomodou, William, sabia que muito ainda devia ser feito pelo povo de Dário Meira. Muito lhe incomodava saber que nossa cidade tinha o crescimento impedido pela ganância de grandes fazendeiros, para William era fundamental que tivéssemos onde construir nossas casas. Assim, ele liderou e uniu o povo na luta contra os grandes latifundiários. Lutou para que nosso sonho de desenvolvimento não fosse tolhido. Agora Dário Meira cresce e aquilo que antes parecia ser apenas um sonho distante, transformou-se em realidade.
Agora, Dário Meira, quer almejar novos sonhos e transformá-los em coisas concretas.  Dário Meira  quer dar mais um voto de confiança no homem que tornou nosso desenvolvimento possível, e isso o nosso povo está mostrando também nas pesquisas de opinião pública. William de Alemão, o povo quer e Dário Meira Precisa. 

Personagem Folclórica Ipiauense: Clarice do Mingau, "o anjo bom da madrugada".


Clarice serve mingau na praça Ruy Barbosa desde 1964.(Foto: Giro em Ipiaú)

A comerciante Clarice Souza Santos, popularmente conhecida como “Clarice do Mingau”, denominação adquirida em  decorrência da sua tradição de comercializar o nutritivo produto, é uma das personalidades mais queridas de Ipiaú. Diversas gerações reconhecem o seu valor e não são poucas as homenagens que lhe prestaram e continuam prestando. Até a Câmara de Vereadores expressou esse reconhecimento lhe concedendo a “Medalha Altino Cosme Cerqueira”, a mais importante honraria do município.
Trabalho, bondade e honestidade caracterizam a sua historia de vida.
Clarisse iniciou sua trajetória comercial, ainda criança, vendendo doces na porta da Escola Celestina Bittencourt. Depois lhe arrumaram um cantinho no Ginásio de Rio Novo, onde passou a vender o mingau (de milho e tapioca) que lhe deu boa fama  e muito contribuiu para que entrasse definitivamente no folclore da cidade.
Hoje a sua barraca na Praça Rui Barbosa (a mais central de Ipiaú ) é um referencial de boa acolhida e satisfação para todos que ali chegam. Ponto de encontro dos que acordam cedo, espécie de pronto socorro para os famintos que perambulam na madrugada ipiauense, lugar aconchegante onde “rola bom papo” e tem sempre uma novidade. O espaço também tem a sua historia.
Um ex-prefeito fanfarrão, sem nenhum conhecimento das tradições ipiauenses tentou excluir a Barraca de Clarice do cenário da praça. A população reagiu de imediato, expurgou o intento, mostrou que ela acumula generosidade e é patrimônio do município.
”E quanta gente a quem ela vendia fiado. Hoje tá de anel no dedo, é doutor é deputado”. É isso mesmo. A frase da canção (Maria do Colégio da Bahia) do genial Tonzé, expoente do movimento tropicalista, define a relação de Clarice com as celebridades.
Empresários, fazendeiros, médicos, advogados, atletas, artistas e políticos, dentre os quais o ex-ministro Waldeck Ornellas, a senadora Lidice da Mata (da qual é amiga e entusiasmada cabo eleitoral), o médico cardiologista Jadelson Andrade e o cantor Luiz Caldas se nutriram com o seu  famoso mingau que também alimenta aos anônimos, os viajantes, os guardas noturnos, os mendigos  e tantos, tantos  outros que um dia passaram pela cidade de Ipiaú ou aqui residem.
Todos eles guardam Clarice, esse anjo bom da madrugada, na mais reconhecida das lembranças.

segunda-feira, julho 30

Vencimentos salariais dos funcionários públicos estão depositados.



A Prefeitura Municipal de Dário Meira informa que vencimentos salariais estão depositados em contas no Bradescos. Os setores pagos são:
SAMU; 
Secretaria de Saúde; 
Secretaria de Administração;
Secretaria de Meio Ambiente;
Não Fundeb;
PAIF;
Pro-Jovem;
Bolsa Família;
Diversos.

Prefeitura Municipal de Dário Meira
Governo Dário Meira é mais você

Itagibá vai comemorar os 54 anos com muita festa


O 54º aniversário de emancipação de Itagibá será comemorado durante dois fins de semana no mês de agosto. Para o público cristão, a organização da festa contratou a banda católica Rosa de Saron, que se apresentará no dia 10. Já no sábado(11), será a vez da cantora gospel Bruna Karla, cantando os seus sucessos, a exemplo da canção “Advogado Fiel”.
No outro final de semana, dia 18, a organização da festa anunciou as bandas Cacau Com Leite e bandas locais, estarão animando o público presente na praça. No domingo(19), as comemorações serão encerradas com o show da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius. O evento é uma realização da prefeitura municipal de Itagibá.

domingo, julho 29

Situação de todos os candidatos a vereador de Dário Meira.





Todos os Candidatos a Vereador da Chapa oposicionista ainda aguarda julgamento dos seus pedidos de registro de candidaturas.
Segue abaixo relação dos candidatos a vereador que já estão aptos a concorrem a vaga na câmara municipal. Click na Foto para melhor Visualização.

Ipiaú: Deraldino tem candidatura aprovada pelo TSE

Os outros candidatos ainda aguardam julgamento.
Deraldino Alves de Araújo(PMDB), teve a sua candidatura aprovada e divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral na tarde deste sábado. A Chapa majoritária da Coligação “Ipiaú Crescendo em Paz” está autorizada a concorrer às eleições municipais 2012. Até o fechamento desta matéria, apenas o nome de Deraldino aparecia como deferido. Os candidatos Albione e Cezário Costa ainda aguardam julgamento. Além de Deraldino, a Justiça já autorizou 87 candidatos a vereador a concorrer a uma das 13 vagas da Câmara Municipal. Para conferir a autorização da candidatura de Deraldino no site do TSE, clique aqui.

Ipiaú: Cerca de 300 jovens já se inscreveram na “peneira” do Santos

Inscrições terminam hoje.(foto:Giro em Ipiaú)
Cerca de 300 atletas nascidos entre 1995 e 2002, já se inscreveram para participarem do sistema de avaliação e seleção de talentos que o Santos Futebol Clube realizará em Ipiaú. Essa será a primeira  “peneira” que um grande clube profissional  do sul do pais realiza em Ipiaú. O evento, em parceria com a Doce Mel, foi viabilizado graças a interferência do goleiro Wladimir junto a diretoria do clube paulista. Wladimir é natural de Ipiaú.
A previsão é de que 500 atletas sejam avaliados nos três dias da “peneira”. As inscrições prosseguem neste final de semana no Estádio Pedro Caetano, tendo como taxa 01 kg de alimento não perecível. No ato da inscrição cada atleta deve apresentar documentos de identificação(RG ou Certidão de Nascimento) e  atestado médico. Os alimentos arrecadados   serão  doados a uma instituição de caridade. Os testes serão acompanhados por um observador do time de base do Santos, nos dias 31 de julho e 01 de agosto, no estádio Pedro Caetano.
 O sonho de vestir a camisa do time que revelou Pelé e outros grandes craques do futebol mundial tem movimentado a garotada de diversas cidades da região. Muitos deles estão treinando com afinco para mostrarem toda a competência com a bola no pé.

sexta-feira, julho 27

Nota de repúdio - a verdade por trás da matéria sobre soro vencido


Nota de repúdio
No último domingo (22/07), foi noticiada nos blogs Cajazeira em Foco e Dário Meira Hoje, a informação de que soro glicosado com prazo de validade vencido teria sido ministrado a um paciente, no Hospital Otto Alencar. Além da internet, a informação entrou em pauta na emissora de rádio local, Cajazeira FM. Tal notícia gerou o pânico na nossa comunidade. O questionamento acerca da eficácia e da competência do nosso serviço básico de saúde virou a preocupação coletiva.
Agora, nos é de obrigação, atentar o nosso povo sobre a veracidade do texto publicado. Pois, a análise minuciosa do teor da noticia, nos revela que o fato apresentado beira o fantasioso, ou melhor dizendo, nada mais é do que uma grande mentira.
Vejamos então o que diz o mencionado texto:

Clique nas imagens ou nos links abaixo:

Comecemos a verificar cada uma das mentiras que compõem a notícia:
·         O hospital Otto Alencar está fechado para reforma desde o último dia 19, portanto o paciente não poderia ter sido atendido lá no dia 21;
·         A imagem que ilustra a matéria mostra um soro lacrado. Um soro uma vez aberto e ministrado ao paciente não pode novamente ser fechado;
·         A marca do soro mostrada, “Segmenta”, não corresponde à marca adquirida pela Secretaria de Saúde em fornecedor único e licitado.
Temos em mãos documentos comprobatórios do que dizemos. Há declaração do fornecedor e notas fiscais que comprovam que a marca utilizada em nossas unidades de saúde difere da marca que os caluniadores apresentam e que as soluções de soro, fornecidas mensalmente, são entregues com extenso prazo de validade. Além de declaração da vigilância sanitária atestando que, em suas vistorias, jamais encontrou soro glicosado com prazo de validade expirado.
Com todas estas provas reunidas, representante da Secretaria Municipal de Saúde já se encaminhou às autoridades policias que já deram inicio ao inquérito investigativo e já identificaram os autores da notícia. Agora o caso tramitará judicialmente e os autores Bruno Lima, diretor da Cajazeira FM, e Robério Sousa, presidente da emissora de rádio, terão que comprovar o que disseram ou então terão que arcar com todas as sanções.
Pois bem, cidadão dariomeirense, pessoas que se denominam jornalistas de credibilidade, formadores de notícias sérias, agem de maneira vil e incoerente com todos os códigos de ética. Agem de maneira parcial e motivados por questões políticas.
O que queremos mostrar a todos é que informações caluniosas e irresponsáveis podem ter conseqüências gravíssimas. A notícia ultrapassou as fronteiras do nosso município. E os responsáveis precisam ser punidos. Exigimos retratação pública imediata.


Ascom.





quinta-feira, julho 26

CHAPA OPOSICIONSTA NÃO CONSEGUE REGISTRAR CANDIDATURAS DE VEREADORES

REVIRAVOLTA NA POLÍTICA DE DÁRO MEIRA

      
A oposição de Dário Meira só tem candidatos a prefeito e vice, pois foi negada pela Excelentíssima Juiza da comarca eleitoral de Itagibá o registro de candidaturas de todos os vereadores de sua coligação, por falta de documentos exigidos no ato do pedido de registro. 
       Ao passo em que a oposição recebe a notícia da impugnação dos seus vereadores, William de Alemão recebe o documento que comprova o deferimento de sua candidatura a Prefeito de Dário Meira. Ao receber a notícia o Grupo 55 foi a porta do seu comitê comemorar, aguardando a presença de William de Alemão que estava visitando a região da agua branca e não sabia de nada que estava ocorrendo na sede do município. Mesmo sem a presença do candidato, os eleitores fizeram uma linda festa de improviso.
 As condições de elegibilidade e causas de inelegibilidade se restringem àquelas que não são objeto de volumes próprios, razão pela qual também devem ser consultados por documentos anexados ao requerimento de registro de candidatura no ato do seu deferimento. Lamentamos por alguns amigos que seriam candidatos por essa chapa e que agora ficam numa situação muito complicada para continuar suas campanhas. Já tivemos exemplo na ultima eleição quando o candidato lutou até o fim da campanha para registrar sua candidatura e não conseguiu. Na apuração das urnas acabou ficando com os votos anulados.

Nota de esclarecimento - parecer da Sec. de Educação sobre escola da Região do Tamanduá.


No dia 23 de julho, o blog “Cajazeira em Foco” fez uma postagem, acusando o Governo Municipal de deixar 39 crianças sem aulas na região do Tamanduá. Gostaríamos que o referido blog tivesse maior responsabilidade para com seus leitores e que suas postagens fossem fruto de pesquisa e não de politicagem. Não é a primeira vez que os redatores do Cajazeira em Foco agem sem o compromisso da apuração dos fatos, da constatação da verdade.
A Secretaria Municipal de Educação deveria ter sido consultada durante a formulação da matéria. Assim, quem a formulou saberia que a Escola da região do Tamanduá foi desativada há mais de 2 anos, por conta das dificuldades de locomoção e acesso para professores e alunos, e que os 19 alunos, não 39, como foi divulgado, foram orientados a efetuar matrículas no município de Itagi, por ser logisticamente mais cômodo aos próprios alunos.
 Mais uma vez, pedimos responsabilidade com as noticias divulgadas.

quarta-feira, julho 25

Dário Meira - Polícia Civil fornece informações apuradas sobre as últimas ocorrências policiais




Três acontecimentos marcaram as notícias policiais do nosso município no último final de semana, e nós do Dário Meira online procuramos a Polícia Civil para fornecer informações apuradas e idôneas aos nossos leitores.
O primeiro fato a ser noticiado foi o assalto à Padaria Dois Irmãos. De acordo com as informações publicadas, homem encapuzado e empunhando uma faca, entrou no estabelecimento e rendeu o funcionário, forçando-o a entregar todo o dinheiro do caixa. O assaltante ainda usou o balconista como escudo no momento da fuga. Apesar da ação da Polícia Militar, o meliante conseguiu fugir e ainda não foi identificado. E segundo o que nos contou o representante da Polícia Civil, nenhuma medida investigativa pôde ser tomada porque os proprietários da padaria, até o dado momento, não registraram ocorrência.
A segunda ocorrência foi uma briga que aconteceu na madrugada do último domingo (22/07). Marcos Antônio Jesus Lopes, popularmente conhecido como Limba, e seu amigo Adenílson Santana Sampaio, estavam em uma festa no Clube Social quando se envolveram em discussão com outros três rapazes. Limba e Adenilson, que estavam em evidente desvantagem, foram bastante agredidos e chegaram a ser apedrejados. Adenilson recebeu atendimento logo após as agressões e não teve graves seqüelas. Limba, por sua vez, recusou os cuidados médicos, procurando uma unidade de saúde quando já estava passando muito mal e acabou falecendo no início da tarde desta segunda-feira (23). A Polícia informou que os agressores já foram identificados e serão autuados por lesão corporal seguida de morte.
Ainda no domingo, Jean de Jesus Silva, morador do bairro José Costa Santana, no Distrito de Planalto Íris, foi abordado em sua residência por um homem. Jean foi baleado, tendo sido atingido por quatro tiros. O atirador foi identificado apenas como Matheus e é morador do Japumerim. A tentativa de homicídio teria sido motivada por dívida de drogas. A vítima está internada em hospital de Jequié e encontra-se estável.
Agora, o que esperamos, é que fatos como estes não virem coisas recorrentes e que a paz do nosso município não seja comprometida.

domingo, julho 22

BODE? TÔ FORA. "A BÍBLIA DIZ: ERRAIS POR NÃO CONHECER AS ESCRITURAS SAGRADAS."




Na política de Dário Meira estão usando a simbologia de um Bode para promoção política. Será que eles não sabem o que estão fazendo ou é um pacto com o príncipe deste mundo? (segundo a bíblia:  satanás). Estranho pois muitos da coordenação da campanha do BODE vivem com a Bíblia debaixo do braço. A bandeira de Dário Meira é cheia de simbologia satânica que foi colocada por um deles quando este era prefeito de Dário Meira. Deus não se deixa escarnecer. Veja o que significa o BODE no contexto das seitas satânicas, os adoradores de satanás, inimigo de Deus:

Isso me deixa profundamente entristecido como o diabo consegue se infiltrar e manipular até nas igrejas.

Simbolos satanicos 


A bíblia nos alerta que erramos por não conhecer a Palavra de Deus. Para quem não sabe, vou mostrar alguns símbolos satânicos e seus significados, para não caírem no mesmo erro que muitos aqui em nossa cidade estão caindo!
A estrela de 5 pontas é o maior símbolo satânico, é usada também em outras seitas.nesta posição que a estrela está ( figura ao lado) significa: as duas pontas de cima : dois chifres do BODE (também é um símbolo satânico, usado muito na maçonaria). as duas pontas dos lados é a orelha do bode, e a ultima para baixo significa a barbicha do bode.


fonte: http://aromadecristo.blogspot.com.br/2009/09/simbolos-satanicos.html

Os Demônios são contagiosos?
BODE, REPRESENTAÇÃO DO DIABO. Por que? Em muitas mitologias os demônios ou divindades perversas são representadas pelo bode, em seu habitat.

Os antigos judeus conheciam este simbolismo, recebido das mitologias circunvizinhas. Se’irim geralmente pode ser traduzido por bode. Habitam os lugares altos, os desertos, as ruínas... No Gênesis se diz que os filhos de Jacó degolaram um bode para com seu sangue manchar a túnica de José (Gn 37,31).

O termo vulgar BODE é designado pela mesma palavra que se emprega em outras partes para designar um sátiro. A palavra hebraica sa’ir significa propriamente o peludo e se aplica tanto ao bode como a qualquer outro sátiro, demônio ou divindade inferior, na mentalidade popular.

BODE

 
         O BODE simboliza a pujança genésica, a força vital, a libido, a fecundidade. Essa similitude, porém, transforma-se ocasionalmente em oposição: pois, se o carneiro é sobretudo diurno e solar, o bode, na maior parte das vezes, é noturno e lunar; e enfim, antes de mais nada ele é um animal trágico, porquanto, por razões que nos escapam, deu seu nome a uma forma de arte: literalmente, tragédia significa canto do bode. E, originariamente, era com esse canto que se acompanhavam os ritos do sacrifício de um bode nas festas de Dioniso. Pois a esse deus o animal era particularmente consagrado: era sua vítima favorita. Não nos esqueçamos de que o sacrifício de uma vítima implica todo um processo de identificação. Dioniso havia-se metamorfoseado em bode ao fugir para o Egito, na ocasião em que Tifão atacou o Olimpo e dispersou os deuses amedrontados durante sua luta com Zeus. Aliás, foi ter justamente a um país onde eram erigidos santuários a um deus cabra ou bode, que os gregos denominaram o deus Pã; os hierodulos, na Grécia, prostituíam-se a bodes. Era um rito de assimilação das forças reprodutoras da natureza, do poderoso impulso de amor pela vida. Tal como o carneiro*, a lebre* e o pardal, o bode era consagrado a Afrodite e servia-lhe de montaria, assim como a Dioniso e a Pã, divindades que algumas vezes também se cobriam com uma pele de bode.
            Nada há de surpreendente, portanto, que devido a um desconhecimento profundo do símbolo e a uma perversão do sentido do instinto, se tenha feito tradicionalmente do bode a própria imagem da luxúria. E eis o aspecto trágico. Libidinosus, diz o poeta latino desse bode lascivo que ele deseja imolar às Tempestades, como se a libido se identificasse com os desregramentos sexuais e com a violência da pujança genésica. Nessa perspectiva, o bode, animal fedorento, torna-se símbolo de abominação, de rejeição (ou reprovação) ou, como diz Louis Claude de Saint-Martin, de putrefação e de iniqüidade. Animal impuro, completamente absorvido por sua necessidade de procriar, o bode nada mais é do que um signo de maldição, cuja força atingirá seu auge na Idade Média; o diabo, deus do sexo, passa a ser apresentado, nessa época, sob a forma de um bode. Nas narrativas edificantes, a presença do demônio – tal como a do bode – é assinalada por um odor forte e acre.
            OS BODES, quando colocados à esquerda por ocasião do julgamento final, representam os malvados, os futuros condenados ao inferno. Na arte, vê-se por vezes um bode à frente de um rebanho de cabras. Nesse caso, é possível que ele designe os poderosos – graças ao dinheiro ou ao renome – que arrastam os fracos para o mau caminho. O Satã com cabeça de BODE das imagens cristãs é, segundo Grillot de Givry, o Mendes do Egito decadente, combinação do fauno, do sátiro e do egipã (espécie de sátiro), que tende a se tornar síntese definitiva da antidivindade. O bode é também, assim como o cabo da vassoura, montaria das feiticeiras que se dirigem ao Sabá.
            A Irlanda designa, sob o termo genérico de goborchind, cabeças de bodes, um certo número de seres inferiores, feios e disformes, relacionados com a categoria, ainda mais genérica, dos Fomoiré*.
            Esse triunfo do aspecto nefasto ou noturno do símbolo faz do BODE, por fim, uma imagem do macho em perpétua ereção, para o qual, a fim de acalmá-lo, é preciso três vezes oitenta mulheres. É o homem que desonra sua grande barba de patriarca através de copulações antinaturais. É ele quem desperdiça o precioso gérmen da reprodução. Imagem do desgraçado, que se torna digno de comiseração por causa dos vícios que não consegue dominar, do homem repugnante, O BODE representa o ser que se deve evitar tampando o nariz.
            Os tabus sexuais e os grandes temores da Idade Média cristã não chegaram, entretanto, a eliminar por completo os aspectos positivos do símbolo, tal como o provam inumeráveis tradições populares: assim, uma tradição mediterrânea, já assinalada por Plínio e atestada ainda recentemente, atribui ao sangue do BODE extraordinária influência e, em especial, o poder de temperar maravilhosamente bem o ferro. Noutros lugares, ele representa o animal-fetiche, aquele que capta o mal, as influências perniciosas, ficando carregado de todos os males que ameaçam uma aldeia. Numa aldeia há sempre um BODE que desempenha o papel de protetor; não se deve aborrecê-lo nem bater nele, pois todo mal que chega é interceptado por esse animal, assim como o pára-raios atrai e canaliza o raio. Quanto mais barbudo e fedorento, mais eficaz ele é. Tem-se sempre outro BODE, prestes a substituí-lo quando ele morre.
            Na África, uma lenda fula apresenta o BODE com sua dupla polaridade, como um símbolo da pujança genésica e da força tutelar.
            Coberto de longos pêlos, ele é signo de virilidade; mas um signo maléfico, porquanto todo o seu corpo é recoberto de pêlos; torna-se então a imagem da lubricidade. A lenda africana de Kaydara descreve um bode barbudo: Ele girava ao redor de um cepo, sobre o qual subia, descia e tornava a subir sem parar. A cada escalada, o macho caprino ejaculava em cima do cepo, como se estivesse se acasalando com uma cabra; apesar da quantidade considerável de esperma que vertia, não conseguia de modo algum extinguir seu ardor viril. Essa lenda explica o fato de que, na classificação dos seres, O BODE represente por vezes uma tentativa de união entre o animal e a planta, assim como o coral é intermediário entre a planta e o animal, e o morcego une a ave e o mamífero.
                        O bode é claramente o animal trágico, que simboliza a força do élan vital, ao mesmo tempo generoso e facilmente corruptível.
             Certo é que a Bíblia se refere a Jesus omo uma ovelha, Isaias 53:" e como uma ovelha muda, foi levada ao matadouro". Pra ser  sacrificado por nós. A cegueira espiritual chegou até aos alhos daqueles que se dizem pregadores da palavra de Deus.  "BODE, TÔ FORA!" SOU MAIS É 55.

William de Alemão - O Perfil de um lutador.



William Sena, homem criado em Dário Meira, cresceu conhecendo, como poucos, as belezas de nossa terra e nosso povo, mas também como poucos, soube enxergar suas dificuldades e carências. Filho de Jaci e Alemão, pessoas, reconhecidamente, honestas e trabalhadoras, William, desde muito jovem aprendeu que acomodar-se diante das dificuldades e pensar apenas em si, não engrandece e nem enobrece a ninguém. Ingressou na carreira política, ainda que, por muitos, criticado e desacreditado, mas elegeu-se vereador e provou a todos que juventude nem sempre significa inexperiência e incompetência.
Em sua segunda disputa eleitoral, reelegeu-se como vereador mais votado do município. Toda essa popularidade não o acomodou, William, sabia que muito ainda devia ser feito pelo povo de Dário Meira. Muito lhe incomodava saber que nossa cidade tinha o crescimento impedido pela ganância de grandes fazendeiros, para William era fundamental que tivéssemos onde construir. Assim, ele liderou e uniu o povo na luta contra os grandes latifundiários. Lutou para que nosso sonho de desenvolvimento não fosse tolhido. Agora Dário Meira cresce e aquilo que antes parecia ser apenas um sonho distante, transformou-se em realidade.
Agora, povo de Dário Meira, é hora de almejar novos sonhos e transformá-los em coisas concretas. É hora de dar mais um voto de confiança no homem que tornou nosso desenvolvimento possível, é hora de juntos com William, subirmos mais um degrau. 

Caetité: Ônibus que transportava 42 romeiros pega fogo na BR: 430

Na tarde deste sábado (21/07), por volta das 15h, um ônibus que transportava romeiros da cidade de Pedra Azul MG com destino a Bom Jesus da Lapa BA, foi totalmente destruído pelo fogo na BR 430 que liga Caetité a Igaporã nas imediações próximas ao Hotel Alto da Colina.

Segundo o motorista, o motor de partida do carro foi o motivo que causou o acidente. O incêndio começou na frente do veiculo após o curto circuito causado pela peça. O fogo tomou conta rapidamente de outras partes do carro.

Os passageiros desesperadas começaram a sair do ônibus pulando pelas janelas, na tentativa de salvar alguma bagagem os mesmos tentaram tirar alguma coisa de dentro do ônibus. Felizmente os 42 passageiros saíram ilesos do acidente. A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito Municipal estiveram no local e fizeram o controle do tráfego da pista que ficou totalmente bloqueado. Um guincho e uma pá carregadeira foram chamados para retirar o que restou do ônibus.

A empresa Caetité Turismo disponibilizou cordialmente o transporte dos passageiros que retornarão a sua cidade natal.O veículo consumido pelas chamas não era segurado.

Caetité Notícias

APUAREMA: PROJOVEM ITAMARI ARRECADA ALIMENTOS PARA CENTRO DE RECUPERAÇÃO

Visando promover o bem social, o Grupo ProJovem de Itamari realizou, na tarde desta sexta-feira (20), em Apuarema, movimento de arrecadação de alimentos e roupas nas principais ruas da cidade, solicitando a colaboração dos munícipes apuaremenses. Tudo que foi arrecadado será doado, neste domingo (22), ao Centro de Recuperação de Dependentes Químicos de Wenceslau Guimarães.Com Informações Apuarema em Foco.

IPIAÚ: PETO APREENDE APARELHO “CHUPA-CABRA NO BRADESCO

Na manhã deste sábado (21), um funcionário de uma grande empresa da cidade ao tentar sacar dinheiro em um dos caixas eletrônicos do banco Bradesco percebeu que ao tentar retirar seu cartão de crédito, estava tendo dificuldades. Ao forçar um pouco mais viu-se que tratava-se de um dispositivo utilizado por bandidos para roubar senhas conhecido popularmente por “chupa-cabra”.

O rapaz imediatamente ligou para a Polícia Militar, que acionou os milicianos do PETO para realizarem a diligência. Os policiais retiraram mecanismo juntamente com um chip que provavelmente seria utilizado para guardar as informações bancárias dos clientes. Todo material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia de Ipiaú.Com Informações Ocorrência Policial Bahia.

sábado, julho 21

William de Alemão - O Perfil de um lutador.



William Sena, homem criado em Dário Meira, cresceu conhecendo, como poucos, as belezas de nossa terra e nosso povo, mas também como poucos, soube enxergar suas dificuldades e carências. Filho de Jaci e Alemão, pessoas, reconhecidamente, honestas e trabalhadoras, William, desde muito jovem aprendeu que acomodar-se diante das dificuldades e pensar apenas em si, não engrandece e nem enobrece a ninguém. Ingressou na carreira política, ainda que, por muitos, criticado e desacreditado, mas elegeu-se vereador e provou a todos que juventude nem sempre significa inexperiência e incompetência.
Em sua segunda disputa eleitoral, reelegeu-se como vereador mais votado do município. Toda essa popularidade não o acomodou, William, sabia que muito ainda devia ser feito pelo povo de Dário Meira. Muito lhe incomodava saber que nossa cidade tinha o crescimento impedido pela ganância de grandes fazendeiros, para William era fundamental que tivéssemos onde construir. Assim, ele liderou e uniu o povo na luta contra os grandes latifundiários. Lutou para que nosso sonho de desenvolvimento não fosse tolhido. Agora Dário Meira cresce e aquilo que antes parecia ser apenas um sonho distante, transformou-se em realidade.
Agora, povo de Dário Meira, é hora de almejar novos sonhos e transformá-los em coisas concretas. É hora de dar mais um voto de confiança no homem que tornou nosso desenvolvimento possível, é hora de juntos com William, subirmos mais um degrau. 

IPIAÚ: INSCRIÇÃO PRESENCIAL APROXIMA DA CÂMARA AS PESSOAS QUE PARTICIPARÃO DO CONCURSO PÚBLICO

A inscrição presencial é uma forma de aproximar da Câmara Municipal as pessoas que concorrem, através do concurso publico, a uma vaga no quadro de funcionários efetivos desta casa legislativa. “Conhecer o local onde poderá vir a trabalhar é um bom começo para o concursando”, observa Eduardo Cezar Teixeira Nascimento, Controlador Interno da Câmara de Ipiaú e presidente da Comissão de Apoio ao Concurso Publico.

O Presidente da Comissão informa que é cada dia maior o numero de pessoas inscritas,sendo a maioria delas provenientes de Ipiaú e outras cidades desta micro região, a exemplo de Ibirataia,Barra do Rocha,Ubatã,Itagibá, Dário Meira,Aiquara, Itagí e até Jequié.

Mais de 150 pessoas já garantiram inscrição e a tendência é de que na próxima semana o quadro de candidatos seja ampliado com centenas de outros concorrentes. As inscrições terão continuidade até o dia 31 de julho, no período das 8 às 13 horas.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 para o pessoal de nível médio completo e R$25,00 para nível fundamental incompleto.
Os participantes do concurso concorrerão à vagas de:

Auxiliar Administrativo(02)
Telefonista(01)
Motorista(02)
Segurança Desarmado(05)
Auxiliar de Serviços Gerais(02)

 

OITO CARROS FICAM DESTRUÍDOS DURANTE ACIDENTE ENVOLVENDO CARRO DA PM

Foto: Radar 64

Um veículo da Polícia Militar de Eunápolis bateu em um caminhão cegonha, na sexta-feira (20). O acidente aconteceu na BR-101, a 10 km da entrada da cidade de Camacan, no Sul do estado. A cegonha caiu em uma ribanceira e pegou fogo, todos os carros que eram transportados ficaram destruídos, mas ninguém ficou ferido.
As primeiras informações dão conta de que os policiais saíram de Eunápolis para Salvador para buscar outros automóveis para a PM da cidade. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, durante o acidente chovia no momento e o policial que dirigia o carro perdeu o controle em uma curva. O motorista da cegonha ainda tentou desviar, para evitar uma colisão mais forte e acabou saindo da pista e tombou.Bocão News.

NOVAS CÉDULAS DE R$ 10 E 20 SERÃO LANÇADAS SEGUNDA

O Banco Central irá lançar nesta segunda-feira, 23, a segunda geração das notas de R$ 10 e R$ 20, que passam a circular a partir desta data no País. A novas cédulas se juntam à nova família das notas de R$ 50 e R$ 100, renovadas em dezembro de 2010, e de acordo com o BC trazem ainda mais elementos contra a falsificação. As novas versões já podem ser vistas, incluindo das notas de R$ 2 e de R$ 5. A previsão é que sejam lançadas apenas em 2013, completando a modernização. O lançamento oficial será feito no edifício-sede do BC, em Brasília, às 15h, e contará com a presença do presidente do banco, Alexandre Tombini. Haverá transmissão ao vivo no site da instituição. Informações Estadão.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL VAI LEGALIZAR BOLÕES NAS CASAS LOTÉRICAS

Por Vânia Cristino

A Caixa Econômica Federal decidiu, finalmente, atender a uma antiga reivindicação dos apostadores e dos agentes lotéricos: vai regulamentar os tradicionais bolões como os da Mega Sena. Embora seja uma prática antiga entre os brasileiros, principalmente quando os prêmios acumulam, os jogos coletivos são proibidos pelo banco, que pune com multa e suspensão as casas pegas no esquema.

“Decidimos trazer os bolões para a legalidade”, disse um técnico envolvido com o assunto. Segundo ele, de nada adianta as determinações da Caixa. Mesmo correndo todos os riscos, os apostares recorrem ao sistema de bolão. É comum amigos e colegas de trabalho juntarem uma determinada quantia para fazer um ou vários jogos. Dessa forma, a chance de ganhar aumenta. Mas o risco é grande porque, até o momento, não importa o valor nem a quantidade de jogadores, da máquina das lotéricas sai um único boleto. E é com ele que o ganhador consegue receber o prêmio. Ou seja, o portador pode alegar que jogou sozinho e sumir com o dinheiro.

Itagibá: Marquinhos e Flávio Matos têm candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral

Os candidatos à Prefeitura de Itagibá Marcos Valério Barreto (PCdoB), o Marquinhos, e Flávio Orlando Mattos (PTdoB), tiveram suas candidaturas deferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (19). Ainda aguardam deferimentos as candidaturas de Rubens Crispim (PSOL) e Sandra Souza (PRB).

A Justiça Eleitoral deferiu, também, a candidatura da maioria dos candidatos a vereador da legenda. “As pesquisas têm demonstrado que as eleições em Itagibá devem ser polarizadas entre Marquinho e Flávio Mattos, mas na política sempre há espaço para as surpresas”, destaca um observador político itagibense.

Além de Itagibá, a única cidade que teve até o momento os registros de candidaturas deferidos na região do Médio Rio das Contas foi Barra do Rocha, que terá dois candidatos ao executivo: Luís Sérgio (PSB), o professor Léo, e Vera Lúcia Ramos (PSC). Devido aos pedidos de impugnação, o deferimento das candidaturas tem ocorrido em ritmo lento pela Justiça Eleitoral.Com Informações Ubatã Notícias.

IPIAÚ: SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO GANHA MAIS DE R$ 6.000,00

A Secretária Norma Calhau continua recebendo todo tipo de benefício no cargo como se tivesse dentro da sala da aula, lecionando. São acréscimos que, legalmente, somente poderiam ser concedidos a quem está dando aula, mas em Ipiaú, Dona Norma consegue esse feito. Terra de ninguém!

Do jeito que a coisa vai, a secretária vai acabar ganhando mais que o prefeito (falando em salário apenas, é claro).

Confira os dados:

Norma Sueli Santos Calhau – Professor
CPF: 690.423.305-20

Valor: R$ 2.220,38
+ Quinquênio 45% R$ 999,17
+ Curso/Aperfeiçoamento: R$ 222,04
+ Diferença salarial fevereiro R$ 1.172,84
+ GIAC 5% R$ 111,02
+ Gratificação de função R$ 1.332,23

Total: R$ 6.057,68.

 

LIMINAR CONCEDIDA A DERALDINO ESTÁ SENDO ANALISADA POR PROMOTORES

O prefeito de Ipiaú está temporariamente protegido por uma liminar concedida pelo Juiz, Dr. César Batista, no momento em que Dr. Carla Rodrigues estava de férias. No entanto, todas as liminares concedidas pelos Magistrados, estão sendo analisadas pelos Promotores da Procuradoria Eleitoral, que solicitam ao Tribunal de Justiça as suas suspensões.
O prefeito Deraldino segue em frente e tenta em suas palavras “todas as brechas” da justiça para tentar se livrar de uma situação complicada. A sua inelegibilidade, ocorrida após a rejeição de suas contas na câmara de vereadores devido a indícios de corrupção, deve dar cada vez mais dor de cabeça ao gestor que apesar de sustentado parcialmente pela liminar concedida pelo Juiz César Batista, a decisão pode ser anulada após o julgamento de candidaturas no município pela Dr. Carla Rodrigues, na decisão final.


HOMEM É PRESO POR INSTALAR CADEADO NA VAGINA DA ESPOSA

A polícia deteve na cidade de Indore, na Índia, um homem que perfurou a vagina de sua mulher para instalar um cadeado a fim de garantir sua fidelidade, confirmou nesta quinta-feira (19) um policial.

Sohanlal Chauhan, um mecânico de 43 anos, levava consigo as chaves do cadeado quando foi detido. Chauhan confessou que instalara o dispositivo havia quatro anos e que o abria todos os dias ao chegar em casa.

O crime só foi descoberto porque a mulher, Sita Chauhan, de 38 anos, foi internada em um hospital após tentar suicidar-se e lá contou o que acontecia, disse o chefe da delegacia local, Shailendra Srivastav.

Todos os dias antes de ir trabalhar, Chauhan inseria o cadeado em dois buracos feitos com agulha na vagina de sua esposa e depois guardava as chaves em suas meias, informa o diário “The Indian Express”.

Segundo o jornal, Sita, que se casou quando tinha apenas 16 anos, denunciou também que seu marido se “comportava de modo incorreto” com sua filha mais velha.

A polícia acusou formalmente o detido de crueldade e de ter causado lesões corporais graves.Com Informações Tribuna Hoje.

FAEB TRAZ PARA SALVADOR GRANDES NOMES DO AGRONEGÓCIO NACIONAL

O sistema FAEB realiza em Salvador, nos dias 18 e 19 de setembro, a primeira edição do Agropec Bahia. O evento vai analisar os cenários nacionais e internacionais do agronegócio, em especial, a competitividade do setor, por meio de painéis técnicos com especialistas em diferentes áreas, buscando levar conhecimentos relativos a temas como gado de corte, leite, ovinos, aves e apicultura, por exemplo. Entre os nomes já confirmados estão os do ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, que abordará a competitividade mundial da agropecuária e o do economista José Carlos Mendonça de Barros, que tratará da internacionalização da economia brasileira.
“A Bahia está definitivamente inserida no cenário do setor pecuário nacional. Por isso mesmo, queremos qualificar ainda mais nossos produtores e o Agropec pretende se tornar um referencial técnico, moderno e inovador para o agronegócio baiano”, explica o presidente da FAEB e vice-presidente da CNA, João Martins. O agronegócio baiano vem contribuindo para o desenvolvimento do Estado, se destacando entre os setores que mais crescem na economia baiana. Em 2011, o PIB baiano cresceu 2%, mas somente a agricultura, registrou índice positivo de 9,8% – e a tendência é fortalecer ainda mais o setor. “São inúmeras as consultas feitas à FAEB de novos empreendimentos que querem se instalar na Bahia, aproveitando o fato de o Estado dispor de três biomas diferentes”, destaca Martins.
O evento ocorre no Hotel Pestana, em Salvador. A programação completa e o formulário para inscrições podem ser acessados no site www.agropecbahia.com.br. As inscrições podem ser feitas até 14 de setembro.

IPIAÚ: AGENDA SEMANAL DOS CANDIDATOS A PREFEITO

ANTÔNIO NETO (PDT)
(19.07.2012) – Visita a Formadores de Opinião a partir das 10h; Visita ao Bairro ACM a partir das 15h.
(20.07.2012) – Visita a Formadores de Opinião a partir das 10h; Visita ao Bairro ACM a partir das 15h; Bate Papo no Bairro ACM a partir das 19h.
(21.07.2012) – Visita a Formadores de Opinião a partir das 10h; Visita a Formadores de Opinião a partir das 15h.
(22.07.2012) – Visita a Zona Rural do Guloso a partir das 14h.

ALBIONE SOUZA (PSTU)
(19.07.2012) – Visita a comerciários da Rua Dois de Julho nos períodos da manhã e da tarde;
(20.07.2012) – Planejamento de ações de campanha;
(21.07.2012) – Visita a Feira Livre;
(22.07.2012) -Visita a Feira Livre.

DERALDINO ARAÚJO (PDMB)
(20.07.2012) – Visita aos moradores do Bairro Pau D´arco a partir das 17h30min .
(21.07.2012) Inauguração do Comitê ás 18h.
(22.07.2012) Visita ao centro comercial José Motta Fernandes ás 08h.

O Gazeta Ipiaú informa a todos os partidos, coligações e candidaturas, por favor, enviar agenda do candidato para seguinte E-mail: gazetaipiau@gmail.com.

Primeira via da carteira de identidade será gratuita em todo o país

A partir de hoje (19), a emissão da primeira via da carteira de identidade será gratuita em todo o território nacional. A determinação está na lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

A emissão da segunda via do documento, porém, pode ser cobrada e a taxa, determinada pela legislação de cada estado. Atualmente, alguns estados já isentam o cidadão do pagamento da primeira identidade como o Rio de Janeiro e o Acre, além do Distrito Federal.

Para requerer a carteira de identidade é preciso apresentar certidão de nascimento ou de casamento. Brasileiros natos ou naturalizados e o português beneficiado pelo Estatuto da Igualdade podem obter o documento.

A lei sancionada pela presidenta Dilma e pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, modifica a Lei no 7.116, de 29 de agosto de 1983, que não traz expresso o direito à gratuidade.

“MERCADO LIVRE”: PF ENCONTRA ARMAS E DINHEIRO FALSO COM DONO DA REDE MEIRA


O empresário Humberto Moreira Dias, o Beto Meira, acabou preso em flagrante pela Polícia Federal por porte ilegal de pistola 9 milímetros, 80 munições e 150 cédulas de dinheiro falso. A prisão ocorreu durante a operação Mercado Livre, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta, (18), em Ilhéus.

A PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Ilhéus. A operação visa combater a sonegação fiscal e a utilização de “laranjas” pelos proprietários da rede de supermercados Meira, que possui 11 lojas, sendo 2 em Itabuna e 9 em Ilhéus e preparava a inauguração de nova unidade em Ilhéus.

Beto Meira, segundo as investigações, constituiu diversas empresas com o nome fantasia da rede, mas com a razão social em nome de laranjas. O objetivo era fazer com que os verdadeiros proprietários se eximissem de responsabilidades tributárias. O prejuízo aos cofres públicos, conforme a PF, ultrapassa R$ 17 milhões.

Para facilitar o esquema, os sócios não são detentores do capital nem administram as empresa. Conforme a investigação da PF, isso facilita o fechamento das empresas criadas de fachada. A dívida fica para o erário.Com Informações Pimenta.

IPIAÚ: VEREADOR ALOÍSIO PERDE NA JUSTIÇA E ESTÁ FORA DAS ELEIÇÕES 2012

A juíza de Ipiaú, Dra. Carla Rodrigues, não acatou o pedido do PT estadual que ajuizou ação para que o vereador Aloísio Teixeira Mendes entrasse na legenda da oposição para tentar a reeleição. O PT municipal havia expulsado o vereador por infidelidade partidária e não registrou a candidatura dele na chapa de oposição, que fez uma coligação em torno do candidato Cezário Costa. Aloísio sempre apoiou o prefeito Deraldino e queria ser candidato na chapa de oposição, mesmo tendo sido expulso.

O secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Rui Costa, tentou intervir em prol de Aloísio, mas a executiva municipal saiu vitoriosa na justiça, já que conseguiu manter os registros feitos dentro do prazo, sem a participação do vereador expulso. É que nos Estatutos do PT, o filiado que tem cargo eletivo tem o direito a concorrer novamente. O problema é que os estatutos do PT não poderiam jamais sobrepor a coligação de quatro partidos com candidatos já registrados.

O PT estadual queria que a justiça decretasse a substituição de um dos candidatos inscritos e registrados na ata para incluir Aloísio, o que seria o maior absurdo jurídico, não compactuado com a excelentíssima juíza. Caso encerrado! Aloísio de Dera não será candidato por falta de legenda.Com Informações Marcelo Martins.

IPIAÚ: PRESIDENTE DA CÂMARA PROMULGA LEIS QUE NÃO FORAM SANCIONADAS PELO PREFEITO


O Presidente da Câmara Municipal de Ipiaú, vereador Raimundo Menezes Moreira, promulgou mais cinco projetos de lei que deveriam ter sido sancionados pelo prefeito Deraldino Alves de Araújo. O ato do Presidente da Câmara tem respaldo no Art. 74, Parágrafo 9º da Lei Orgânica Municipal.

Objetivando que se produzam os efeitos jurídicos contemplados em cada uma das leis promulgadas o Presidente determinou que fossem providenciadas a publicação do Ato de Promulgação, bem como o numero e data dessas leis:

Lei Municipal nº 2.063 de 11 de julho de 2012, decorrente do Projeto de Lei de nº 049/, da autoria do vereador Francisco Oliveira Ferreira. – ”Considera de Utilidade Pública a Associação dos Pequenos Produtores do Vale da Água Branca (APRUVAB).

Lei Municipal nº 2.062 de 11 de julho de 2012, decorrente do Projeto de Lei de nº 046/2012(da autoria do vereador Raimundo Menezes Moreira. – “Dispõe sobre a construção de duas bases da Polícia Militar nas seguintes localidades: Praça Ruy Barbosa e nas proximidades entre a Praça Emídio Barreto e Centro de Abastecimento e dá outras providências.

Lei Municipal nº 2.061, de 11 de julho de 2012, decorrente do Projeto de Lei de Nº 043 de 2012, da autoria do vereador Marcus Santos Passos. “Dispõe sobre obrigatoriedade das agências bancárias em atividade no município disponibilizarem seus estacionamentos e dá outras providências.

Lei Municipal nº 2.060, de 11 de julho de 2012, decorrente do Projeto de Lei nº 041/2012, da autoria do vereador Marcus Santos Passos. “Proíbe a retirada de portas giratórias das agencias bancárias e dá outras providencias.

Lei Municipal nº 2.059, de 11 de julho de 2012, decorrente do Projeto de Lei Nº 033/2012, da autoria do vereador Marcus Santos Passos. “Proíbe a cobrança de Taxas de Religação dos serviços de Energia Elétrica e Água Potável Encanada no município de Ipiaú e dá outras providências.

IBIRAPITANGA: SEGURANÇA DO MUNICÍPIO ESTÁ ABANDONADA

Prefeito Antonio Conceição Almeida PSL,Popular Gude
Prefeito Antonio Conceição Almeida PSL,Popular Gude

Ibirapitanga se tornou um dos municípios mais violentes do interior da Bahia. A cidade não tem delegado e a delegacia encontra-se abandonada e caindo aos pedaços. O contingente de policiais é muito pouco para o município. A cidade só tem um agente da polícia civil.

O prefeito Gude dificilmente é encontrado na prefeitura para dar alguma informação. Os distritos também foram abandonados, em Itamarati, por exemplo, pessoas de bem estão perdendo a vida a todo o momento, vitimas de latrocínio, como foi o caso do proprietário da empresa Rozicau e da comerciante Selma que foi morta dentro de seu bar.

Diante de tamanha violência, Gude, até o momento, não se pronuncia e nem demonstra alguma atitude no sentido de combate a este mal que vem afligindo as cidades brasileiras. Segundo informações, a falta de relações do prefeito com o governo do estado dificulta a chegada recursos para o município. Informações Jackson Cristiano.

APUAREMA: EM 23 ANOS,MUNICÍPIO NUNCA RECEBEU VIATURA 0KM

Cinco municípios de jurisdição militar da 60ª CIPM de Gandu receberam viatura 0Km, modelo Ranger, substituindo as blazer, salvo Apuarema e Teolândia (terra da banana dispõe de uma blazer). Desde a emancipação política -1989- Apuarema jamais recebeu uma viatura 0Km da PM, estando os militares utilizando um veículo modelo Meriva, não apropriado às rondas ou deslocamento para outros municípios. A população se sente desprezada e abandona pelo Governo do Estado, passando mais uma vez a ver cidades da região sendo bem equipadas – melhorando a Segurança Pública. Faz-se necessário a intervenção dos deputados estaduais e federais que representam legalmente e legitimamente o povo de Apuarema, a eles: Afonso Florencio (PT), Claudio Cajado (DEM), Edson Pimenta (PSB), Euclides Fernandes (PDT), Fabrício Falcão (PCdoB), Roberto Brito (PP) e Sandro Régis (PR).

A Assessoria Local do Deputado Estadual Euclides Fernandes comunicou que as viaturas enviadas aos municípios de Gandu, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte, Nova Ibiá e Itamari, estavam no cronograma para substituírem as blazers. Afirmou ainda que o parlamentar solicitou uma viatura para Apuarema, a qual o Governo deverá, em breve, abrir licitação e encaminhá-la ao município.

Em nota, a Assessoria de Comunicação da 60ª CIPM informou que, a liberação das novas viaturas estão sendo feitas de acordo com um cronograma feito pelo Departamento de Apoio Logístico da PM-BA, com sede em Salvador, levando em conta a estrutura operacional das Unidades e das cidades com problema crônico de violência, o que justifica o atendimento com mais urgência. A vinda dessas viaturas que já estão no comando, foi extra cronograma, por um grande empenho do Comandante da 60ª CIPM. Não sabemos por quais motivos, a de Apuarema e Teolândia não vieram nessa remessa. Mas seguramente virão o mais cedo possível, pois, todas as cidades foram contempladas.Com Informações Apuarema em Foco.

ANTES DE VOTAR,ELEITOR PRECISA CONHECER ATRIBUIÇÕES DE PREFEITO

Os quase 140 milhões de eleitores que irão às urnas no pleito municipal de outubro devem estar atentos às promessas dos candidatos ao cargo de prefeito. Administrador direto de sua cidade, ele tem deveres e restrições. É comum, por exemplo, um candidato prometer na campanha investimentos em segurança pública – parte dessas competências, porém, é do estado e não do município, de acordo com a Constituição.

Nesse item, a incumbência do prefeito se limita à criação de Guarda Municipal ou ações de prevenção como a garantia de uma boa iluminação pública em suas cidades. A finalidade da Guarda Municipal é preservar os bens públicos e não desenvolver ações de proteção direta do cidadão, que cabem às polícias Militar e Civil, sob o comando dos governadores.

Na área da educação, cabe ao gestor municipal investir na construção e preservação de creches, bem como escolas de educação infantil e ensino fundamental.

Além disso, a Constituição de 1988 municipalizou os serviços de saúde. Ao criarem o Sistema Único de Saúde (SUS), os constituintes transferiram às cidades a responsabilidade pelo setor. Cabe aos prefeitos garantir os recursos necessários para a implementação de ações como a avaliação de programas locais e a administração de hospitais, centros e postos de saúde, desde que obedeçam à legislação do SUS, de competência federal.

Outro ponto temático comum nas campanhas eleitorais para prefeito é a melhoria do transporte público. O prefeito é responsável por garantir transporte coletivo de qualidade ao cidadão. No entanto, quando esse transporte integrar regiões metropolitanas, a competência fica com o governador.

É competência do prefeito, ainda, de acordo com o Artigo 30 da Constituição, investir na urbanização da cidade que administra. Para tanto, ele deve desenvolver projetos definindo, por exemplo, se determinada região será residencial ou comercial. Outras ações como pavimentação e manutenção de ruas, além da coleta de lixo, também são de responsabilidade dos prefeitos.

Para implementar todos esses programas, o administrador municipal terá à disposição recursos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS), além da prerrogativa de criar impostos e taxas para execução de políticas públicas em prol da comunidade. É o caso, por exemplo, de taxas de iluminação cobradas na conta de energia que o cidadão recebe.

As cidades de menor densidade populacional, porém, dependem, quase que totalmente, dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios para implementar políticas públicas.