segunda-feira, abril 30

NOTICIAS DA SEMANA

DÁRIO MEIRA - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ANUNCIA OBRA DA CERB/FUNASA



Nesta quinta feira (26), o secretário municipal de educação, Eliabe Café, informou por telefone e com exclusividade  para o jornal CAJAZEIRA EM FOCO da 87.9 FM,   que 43 municípios, entre eles o de Dário Meira, foram contemplados com o programa PAC/FUNASA/PROGRAMA ÁGUA NAS ESCOLAS, um convênio entre a Cerb, o Governo Federal /Funasa com a intervenção da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. 
Além de água potável o convênio abrange também a construção de cozinhas, cantinas e banheiros em escolas da zona rural. Serão beneficiadas escolas das regiões dos Buris, Lagoão e outras.
Esta ação do Governo Federal em nosso município é muito importante para o bem-estar das comunidades agraciadas, pois levará ao estudante uma melhor qualidade de vida no período de utilização do prédio escolar. Outro aspecto importante é que a merenda poderá ser armazenada e produzida num ambiente de melhor qualidade.

Fonte; Cajazeira em Foco

Prefeitura de Dário Meira homenageia o trabalhador e informa que não haverá coleta no dia do feriado


Homenagem - A você que levanta todos os dias de manhã cedo para trabalhar e ajudar a construir um futuro melhor para todos nós. A prefeitura municipal de Dário Meira deseja muita saúde, paz e alegria. A você trabalhador, incansável e que nunca foge a luta, desejamos um ano repleto de novas conquistas e realizações.
Nota Coleta de lixo - A prefeitura de Dário Meira informa a toda a população do município que em virtude do feriado do dia do trabalhador, neste dia 01 de maio, não haverá coleta de lixo. O serviço retorna normalmente na quarta-feira dia 02 de maio.
Secretária Municipal de obras e serviços públicos.
Prefeitura Municipal de Dário Meira.
Governo de Dário Meira – é mais você.

Dário Meira: Após pesquisas Secretário de Governo anuncia apoio a pré-candidatura de vereador ao executivo municipal

Em entrevista ao Jornal Informe, o Secretário de Governo da Prefeitura de Dário Meira, Wildes Alencar, falou do possível sucessor da prefeita Maria de Fátima. A gestora que teve 85% de aprovação nas urnas e governa a oito anos o município, realiza um trabalho reconhecido pela comunidade e a mesma confiança que a população está tendo na atual gestão, a prefeitura deve depositar em um vereador local que vem se destacando nas pesquisas.
Segundo Alencar, desde o início do ano,  algumas pesquisas foram feitas em torno de três nomes que poderiam serem lançados como pré-candidatos. A idéia, segundo ele é caminhar junto com a opinião e o desejo do povo. “Desde 1990 que criamos um grupo político em Dário Meira. Eu fui candidato, o povo me elegeu. Depois a população elegeu a sucessora Dona Fátima que foi reeleita com 85% dos votos. No nosso grupo temos grandes nomes. Fizemos uma pesquisa em torno dos nomes de André, da vice-prefeita Bete e do vereador Willian que foi quem mais pontuou. Vamos optar por ele por que é uma candidatura jovem, de um vereador que está na ativa e tem muita aceitação popular”, disse Wildes Alencar.

Pré-candidato Wiliam de Alemão e bem recebido no distrito de Planalto-Iris

Na ultima quinta-feira por volta das 16:00 hs o pré-candidato a prefeito Wiliam de alemão realizou algumas visitas no distrito de Planalto-Iris, na ocasião o mesmo foi muito bem recebido pelas famílias do distrito que demonstraram total empenho em apóia-lo.  

sábado, abril 28

Morte de jovens consterna Cláudia

Deputada do PSD lamentou falecimentos

O falecimento dos jovens André Galão, Amanda Oliveira, Izadora Ribeiro, Marllonn Amaral e Rosaflor Oliveira, no acidente ocorrido na BR-101, no distrito de Itabatã, em Mucuri, extremo sul da Bahia, consternou a Assembleia Legislativa. Em virtude do acontecido, a deputada Cláudia Oliveira (PSD) apresentou votos de pesar, através de moção. "Todos nós ficamos tristes e abalados com essa tragédia que aconteceu no sul do nosso estado. Expressamos as nossas sinceras condolências aos familiares", disse.
Os cinco jovens seguiam do norte do Espírito Santo para Prado, na Bahia, na última sexta-feira, e desapareceram antes de chegar ao destino. Os universitários de São Mateus e Colatina saíram do Espírito Santo às 19h e fariam uma viagem que duraria cerca de três horas. Como relata a parlamentar, os jovens viajaram para participar do aniversário da mãe de uma das jovens, Izadora Ribeiro. Mas, infelizmente, um acidente de carro ceifou prematuramente a vida desses jovens.
Após quatro dias de busca que mobilizou as polícias Militar, Civil e Rodoviária, trabalhando com todas as hipóteses para elucidar o desaparecimento, o carro que conduzia os universitários foi encontrado em uma região de difícil acesso, antes da ponte do Rio Mucuri, depois de uma curva, na BR-101. O veículo capotara e estava parcialmente submerso. Foi localizado por volta das 18h, por um morador do distrito de Itabatã. O carro caiu de cerca de 15 metros de altura. "Com a convicção que Deus é quem sabe e decide da nossa passagem aqui na Terra, desejo que Ele possa confortar cada membro da família e cada coração triste neste momento tão difícil", declarou a parlamentar.

sexta-feira, abril 27

ESTRADAS DOS FRANCINOS E JUSSARA ESTARÁ SENDO RECUPERADAS NESTE FINAL DE SEMANA: É O TRABALHO DA PREFEITA ACONTECENDO NA ZONA RURAL TAMBÉM.

27/04/2012


 Um  trabalho de recuperação nas estradas da Jussara e Francinos estará sendo feita neste final de semana nos referidos locais, previsão de terminar na segunda feira. È o trabalho da Prefeitura Municipal de Dário Meira na administração da Prefeita Maria de Fátima Aragão Sampaio. Durante esta semana  foi cascalhado mais de 30 quilômetros de distância, entre acaracÍ e ponto novo,  estradas que com tempo foi prejudicado por conta da chuva e o transporte escolar tinha dificuldades em dias de chuvas pra transportar  alunos do nosso município. 

A Preocupação com as estradas rurais e vicinais do município é prioridade desse governo.

GOVERNO DARIO MEIRA É MAIS VOCÊ!


ESTRADAS RURAIS ESTÃO SENDO CASCALHADAS: É O TRABALHO DA PREFEITA ACONTECENDO NO DISTRITO DE ACARACY A PONTO NOVO

27/04/2012


 Um  trabalho de cascalhamento na estrada de Acaracy a Ponto Novo, está sendo feita a todo vapor, previsão de terminar  nesta semana. Será realizada a recuperação também de alguns trechos de estradas secundárias que fica fora da estrada principal, mas que é ultilizada pelo transporte escolar, esses também estão sendo cascalhados. Durante esta semana  foi cascalhado mais de 30 quilômetros de distância, local que era estrada de  cascalho, com tempo foi prejudicado por conta da chuva e o transporte escolar tinha dificuldades em dias de chuvas pra transportar  alunos do nosso município. 
estrada acaraci - ponto novo

joão paulo, wildes e joão fiscalizando as obras

secretários fiscalizando as obras

Ambulâncias de Dario Meira estão a disposição da comunidade


A Secretaria de Saúde do nosso município informa a todos os usuários do serviço publico de saúde, que todas as nossas ambulâncias encontram-se em perfeito estado de funcionamento, estando assim em plena disposição para atender todas as necessidades da nossa comunidade.

Prefeita Maria de Fátima envia pedido de cadeiras e carteiras para as escolas do município


Foto Ilustrativa
A Prefeita Maria de Fátima enviou um oficio fazendo uma solicitação ao deputado estadual Osvaldo Barreto, referente a quinhentas (500) cadeiras e quinhentas (500) carteiras para supri a necessidade da rede municipal de ensino.
Leia o oficio abaixo:    
Senhor. Deputado
  Em virtude das dificuldades que o município vem enfrentando com queda de arrecadação e pagamento de vários precatórios desde 2005, apesar de tudo não deixamos de unir esforços para manter os serviços essências nas diversas áreas principalmente na saúde e educação, temos mantido duas extensões estaduais nos distritos de Ponto Novo e Planalto Iris, a 32 km da sede, onde o município assume todas as despesas. Tanto de estrutura como a parte pedagógica.
  Por isso. Solicitamos do nobre Deputado sua influência junto ao Secretario Estadual de Educação (Osvaldo Barreto), para a aquisição de quinhentas (500) cadeiras e quinhentas (500) mesas, para o bom andamento do ano letivo de 2012.

quinta-feira, abril 26

VICE-GOVERNADOR OTTO ALENCAR RECEBE MARQUINHOS E LIDERANÇAS DE ITAGIBÁ

O Pré-Candidato a Prefeito de Itagibá, Marcos Barreto, conhecido por “Marquinhos” e lideranças políticas que integram os partidos que apoiam a sua pré-candidatura, foram recebidos pelo Vice-Governador da Bahia, Otto Alencar, na tarde desta terça-feira(24/04). 

Participaram da audiência os Ex-Prefeitos de Itagibá, Léo Quadros e José Fernandes; Hélio Neto (Pré-candidato a Vice-Prefeito); Joelson de Souza (Presidente do Poder Legislativo de Itagibá); Irênio Filho (Vice-Prefeito de Itagibá), os Vereadores de Itagibá, Milton e Dondom; Fabiano Sampaio e a Presidenta do PT de Itagibá, Marilú Neiva. Na oportunidade, todos agradeceram o empenho do Vice-Governador e do Deputado Edson Pimenta, com o Município de Itagibá. 

Neste domingo(29/04), o PT liderada por Marilú (Presidenta), o Vereador Kalunga e Salvador Rocha, deve decidir em votação o apoio também a Pré-candidatura de Marquinhos. Os ex-vereadores Olga, Sargento Reginaldo, Zé Baxim, Lurdinha, Nem, Júnior de Albertino, Noélia Cajaíba e Valmir já estão juntos nesta pré-candidatura.

A base de apoio a Pré-candidatura de Marquinhos já conta com os Partidos – PCdoB, PRP, PP, PTB, PSD, PSC, PV, PMN, DEM e PSDC.

quarta-feira, abril 25

NOTÍCIAS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Comissão vai conhecer o plano emergencial da Via Bahia e TWB


Infraestrutura aprova dois requerimentos do deputado Cacá Leão e vai visitar as empresas

Os deputados aprovaram por unanimidade, ontem, pela manhã, dois requerimentos do deputado Cacá Leão (PP) para que a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo visite e conheça o plano de ação emergencial das empresas Via Bahia, que administra as rodovias 324 e 116, e TWB, responsável pelo sistema ferry-boat.
Todos os integrantes da comissão presidida pelo deputado Tom Araújo (DEM) demonstraram interesse em participar das visitas a essas empresas, consideradas de vital importância no sistema de transporte rodoviário e náutico do Estado, pois existe uma grande preocupação com a Operação São João, porque no ano passado receberam críticas da população que utilizou os dois meios de transporte no deslocamento entre municípios.
Com datas ainda a serem agendadas, os parlamentares visitarão o Centro de Coordenação Operacional (CCO) da Via Bahia, localizado no município de Amélia Rodrigues, e as instalações da TWB, tanto no Terminal de São Joaquim como em Bom Despacho, além da situação em que se encontram as embarcações do sistema ferry-boat.
As queixas contra o não cumprimento dos horários pelo sistema ferry-boat continuam em grande número e, mais recentemente, as embarcações ficaram por mais de duas horas sem permissão para atracar no Terminal de Bom Despacho por falta de energia e, o mais grave, o gerador estar quebrado, não havendo condições de manusear as rampas de acesso de veículos que servem também aos pedestres.

DESELEGÂNCIA

O presidente do colegiado considerou deselegante o não cumprimento do compromisso assumido pelo presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira, de participar, no último dia 17, de uma audiência no âmbito da comissão. Os deputados queriam conhecer todo o plano de ação elaborado pela empresa contra a grave seca que afli-ge regiões do nosso Estado.
"Estava tudo combinado para o dia 17, mas na véspera, dia 16, recebemos o comunicado de que ele não poderia comparecer à audiência. Achamos deselegante a atitude que o mesmo tomou, pois a visita foi agendada com antecedência e o assunto a ser debatido é de grande interesse para todos os baianos, que é a seca que aflige milhares de pessoas. Esse assunto não é para partidarizar", comentou o deputado Tom Araújo (Democratas), decepcionado porque o dirigente não informou uma data para comparecer na comissão e discutir o problema da seca.
A deputada Maria del Carmen (PT), por sua vez, saiu em defesa do presidente da Embasa, destacando seu currículo e a competência, inclusive reconhecida pelo governo federal, em matéria de saneamento e política ambiental. Na opinião da petista, Abelardo já esteve outras vezes na Assembleia e por certo será encontrada uma data para participar desta audiência aprovada na comissão.
As deputadas Ângela Sousa, vice-presidente do colegiado, e Cláudia Oliveira, ambas do PSD, demonstraram muita expectativa para conhecerem os planos da Via Bahia e da TWB sobre a "Operação São João". As deputadas concordam que as promessas de melhorias, principalmente da TWB, ainda não corresponderam às expectativas dos usuários sobre cumprimento de horários e reforma das embarcações.


Constituição e Justiça aprova 4 projetos
 

Passaram pela CCJ três projetos do deputado Álvaro Gomes e um do deputado Roberto Carlos
 
Os projetos de lei elaborados pelo deputado Álvaro Gomes (PCdoB) dominaram os debates ontem na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Dos quatro projetos aprovados pelos integrantes da CCJ, três são da autoria do parlamentar comunista. A outra proposição aprovada foi elaborada pelo deputado Roberto Carlos (PDT).
E foi justamente o projeto de Roberto Carlos o primeiro a ser apreciado pela CCJ. A proposta é instituir a criação da disciplina "Noções de Cidadania" nas escolas públicas da Bahia. Segundo o deputado, o objetivo é ensinar as crianças e adolescentes "a conviver com justiça, respeito, solidariedade, entre alguns outros pontos."
"A escola não mais se restringe a exercer o seu papel de ensinar conteúdo pragmático", observou o parlamentar na justificativa do projeto. "Mais do que isso, a escola tem o dever de ensinar e educar. Educar para a vida, sobretudo nos dias atuais, onde a falta de comportamento civilizado em alguns jovens assusta."
Uma das proposições de Álvaro Gomes, que teve a constitucionalidade reconhecida pela CCJ, altera o projeto que obriga a contratação de seguro de responsabilidade civil nos contratos de cessão de espaços destinados à realização de eventos artísticos, culturais e esportivos. Com a nova redação, a entidade ou associação comunitária e beneficente desprovida de renda fica desobrigada de custear a apólice. Nesse caso, prevê Álvaro, caberá ao Estado arcar com os custos.
"A cobrança do seguro de responsabilidade civil tem impedido que associações e entidades de bairros, de caráter beneficente e comunitário, muitas das quais habitantes da circun-vizinhança, utilizem os espaços esportivos e de lazer públicos, produzindo uma situação de inexplicável contradição com a própria política social do governo da Bahia", argumento Álvaro na justificativa do documento.
O deputado comunista também viu ser aprovado o projeto que veda a cobrança, a qualquer título, pelo uso do serviço de estacionamento de veículos automotores fornecido por estabelecimentos comerciais. Ao justificar o projeto, ele lembrou que a cobrança pelo uso de estacionamento de veículos automotores em estabelecimentos comerciais na Bahia, notadamente por shopping centers, hipermercados e supermercados, é pretensão que tem recebido firme repulsa por parte dos consumidores baianos.
O último projeto de Álvaro aprovado na CCJ cria a tarifa social do serviço público de água e esgotamento sanitário para as pessoas jurídicas que especifica. Álvaro lembrou que a tarifa social já encontra esteio nas normas regulamentares da empresa, a exemplo da Norma Complementar RD 263/92, que estipula para as entidades filantrópicas o mesmo valor de tarifa adotada para a categoria "residencial popular".
DEFESA CIVIL: Com investimento de R$ 5 milhões, ação beneficiará quatro mil pessoas de 35 municípios baianos.
Governo inicia mais 46 obras de sistemas de abastecimento

Mais 46 obras de sistemas simplificados de abastecimento de água foram iniciadas esta semana pelo Estado, por meio da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em municípios baianos afetados pela seca. O anúncio das obras, estimadas para serem concluídas em 60 dias, foi feito ontem em reunião do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca, no auditório da Casa Civil da Bahia. Com investimento de R$ 5 milhões disponibilizados pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), os sistemas beneficiarão quatro mil pessoas de 35 municípios.

 
INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA

  I O projeto de inclusão socioprodutiva Gerando Cidadania, do governo estadual, está capacitando 30 mulheres no Clube das Mães Carentes do Bairro Jardim Cruzeiro, em Salvador, no ofício de costureira. O propósito é garantir fonte de renda para o grupo
CAPACITAÇÃO

terça-feira, abril 24

Galo aplaude ações pelo fim da violência



Moção foi dirigida aos movimentos no campo


O noticiário deste caderno é de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social.
Assembléia na Internet.

Moção de aplausos "pelos movimentos sociais que comemoram o Abril Vermelho e pela luta pelo fim da violência no campo" foi encaminha à Assembleia Legislativa pelo deputado Marcelino Galo (PT), na qual esclarece que, desde o começo deste mês, "os movimentos sociais de luta pela terra estão realizando ações em todo o Brasil. É o chamado Abril Vermelho, que acontece em todos os estados da Federação. Ocupação de fazendas improdutivas, de órgãos e autarquias estaduais e federais, marchas por diferentes cidades e pronunciamentos em assembleias legislativas e na Câmara federal são algumas dessas atividades."
Na Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) lembrou o dia 17 de abril de 1996, quando 19 sem terras foram "brutalmente assassinados em Eldorado dos Carajás, no Pará". Agora, o "fato completa 16 anos de impunidade" e Galo reforça o pedido para o fim da violência no campo. "Precisamos retomar os debates a respeito da reforma agrária, que há anos sumiu do campo das prioridades do governo federal. Também é nossa obrigação lutar para eliminar a violência no campo para que outros massacres não se repitam no Brasil e em nenhum país da América Latina". Citando diversos dados sobre conflitos acontecidos na Bahia, o deputado garante: "Estamos atentos para os atos dos movimentos e para as ações dos grandes latifundiários."

ESTIAGEM Com a medida, será efetivado o repasse dos recursos federais para os municípios castigados pela seca

Governador assina decreto que facilita contratação de carros-pipa

A edição de hoje do Diário Oficial do Estado publica o decreto do governador Jaques Wagner que facilita a transferência de recursos federais aos municípios em situação de emergência para a contratação de carros-pipa. Ontem, o governo estadual autorizou, em Vitória da Conquista, a suspensão imediata de captação de água das barragens de Água Fria e dos Monos, e dos rios que as abastecem, para fins de irrigação. A estiagem também foi assunto principal do encontro, no mesmo dia, em Aracaju, entre a presidente Dilma Rousseff e os governadores dos estados nordestinos atingidos pela estiagem.

segunda-feira, abril 23

Igreja Universal constrói hospital e planeja lançar plano de saúde

23/04/2012


O hospital está sendo construído em Moema e terá equipamentos de última geração para atrair associados






Igreja Universal do Reino de Deus está construindo um hospital no antigo prédio da Rede Mulher, que funcionava no bairro de Moema, zona Sul da capital paulista. De acordo com a revista Exame, da Editora Abril, a denominação fundada há 30 anos por Edir Macedo pretende lançar uma nova empresa de plano de saúde.
Ainda sem nome divulgado a empresa terá como associados os próprios membros da IURD, e os cultos da igreja, que tem mais de 15 milhões de fiéis, serão o principal veículo de divulgação do plano.
O hospital está sendo construindo próximo ao aeroporto de Congonhas e a mando do líder da Igreja Universal será equipado com os mais novos aparelhos que há no mercado, esse diferencial será o principal atrativo do novo plano de saúde.
A IURD já lançou para seus fiéis uma marca de bebidas, de alimentos e uma rede de varejo, sendo pioneira mais uma vez ela vai entrar nesse concorrido mercado de saúde onde dezenas de empresas tentam atrair o público insatisfeito com a saúde pública.


Com informações Revista Exame

domingo, abril 22

Gestor inventa a prefeitura móvel em Ubatã

A Prefeitura de Ubatã, sob a gestão do prefeito Edson Neves, “inventou a prefeitura móvel”, um apelido para um dos maiores exemplos de projetos sociais que um orgão executivo pode proporcionar a uma comunidade.
Tudo isso devido ao Projeto Prefeitura nos Bairros que consiste no acompanhamento e prestação de serviços em cada bairro da cidade, com a presença das secretarias municipais e o atendimento pessoal do gestor do município.
Na manhã desta sexta-feira 20, o prefeito Edson Neves e equipe atenderam um dos bairros mais carentes de Ubatã, o Londrinas, onde na Escola Municipal Eugênio Aderne foi realizado o evento.  Os moradores da localidade tiveram acesso a serviços gratuitos, a exemplo de consultas médicas, atendimento odontológico com aplicação de flúor, aferição de pressão, teste de glicemia, serviços de cabeleireiro e lanches. Na ocasião a PMU, inaugurou também o projeto Hortas nas Escolas, que visa a conscientização ambiental e o plantio de frutas e verduras nas próprias instituições de ensino. O prefeito Edson Neves passou durante todo o dia atendendo na “sala do prefeito”, improvisada na escola e teve a oportunidade de ouvir diversas reivindicações e solucionar a maioria delas no mesmo momento.
A mobilidade e presença física da prefeitura de Ubatã nos inúmeros bairros do município, certamente servem de exemplo para todas as gestões deste país, onde na maioria das vezes muito se promete e pouco se cumpre.

sábado, abril 21

Academia Nacional de Economia é homenageada na Assembleia

 

Deputado Temóteo Brito (PSD) protocolou moção de congratulações à instituição
 
 
A Academia Nacional de Economia (ANE) – Academia Brasileira de Ciências Econômicas e Políticas Sociais foi homenageada, na Assembleia Legislativa, pelo deputado Temóteo Brito (PSD), que apresentou moção de congratulações para louvar o ato solene que acontecerá no dia 25 de abril e efetivará a posse de pessoas notáveis em suas áreas específicas. O parlamentar aproveitou a oportunidade para estender a homenagem à Academia de Cultura da Bahia e seus componentes, em virtude da eleição do escritor baiano Benjamin Batista Filho, que ocupará a cadeira 49 na Academia Nacional.
Conforme relata Temóteo, Benjamin já fundou ou ajudou a criar, nos últimos 30 anos, 98 das 100 academias de cultura existentes em território baiano. Dessa forma, contribuiu para colocar a Bahia em primeiro lugar em quantidade e qualidade no cenário nacional, garimpando os que realmente pretendem descentralizar a educação e a cultura. Ainda criou outras instituições congêneres no Brasil e no exterior, em países como Argentina, Itália, Portugal e Espanha.
Segundo Brito, a ANE congrega ilustres personalidades brasileiras das Ciências Econômicas e Políticas Sociais, com o grande objetivo de promover o desenvolvimento da economia. Dentre as personalidades que compõem o seu elenco, está a presidente da República, Dilma Roussef, membro titular acadêmica da cátedra 34. "A Bahia é celeiro de cultura, atenta observadora e apoiadora das boas causas. Com certeza, estes votos de congratulações serão compartilhados pelos meus nobres pares, ainda mais considerando que um dos mais abnegados e entusiastas produtores culturais do nosso meio será um destacado baiano", finalizou o deputado.

OFTALMOLOGIA n A ação continua até a próxima terça-feira, com previsão de realizar 1.500 cirurgias de catarata

Saúde em Movimento atende 2.500 pessoas em Conceição da Feira



Da última segunda-feira até sexta, o programa Saúde em Movimento, desenvolvido pelo governo da Bahia, atendeu a 2.500 moradores de Conceição da Feira e de outras oito cidades da região, realizando diversos procedimentos oftalmológicos gratuitos. A ação continua até a próxima terça-feira, no Hospital Maria Teodora Leal, na sede do município, com a previsão de realizar 1.500 cirurgias de catarata.

Ipiaú: Versões de Sandra Lemos, Solon e prefeito Deraldino sobre o Parque da Cidade


Direto de Salvador a ex prefeita Sandra Lemos, o presidente do Democratas de Ipiaú Robson Moreira e o ex secretário municipal de infra estrutura, Solon Gonçalves, da gestão da ex-prefeita debateram ao vivo no Programa Fala Ipiaú, a questão polêmica do Parque da Cidade em Ipiaú.
A ex prefeita comentou a respeito da interrupção na construção de um projeto que figurou durante muito tempo como o sonho de milhares de ipiauenses e citou números.” Vejo com muita tristeza o fato de não terem dado continuidade ao projeto. Na minha época como prefeita haviam os recursos e nós conseguimos realizar parte da obra. Gastamos com a implantação do campo de futebol e vestiario R$ 322.500,00. O outro campo que nao conseguimos concluir ficou orçado em  R$ 127 mil. Já o lago do parque custou R$  1.023. 750. Qualquer pessoa pode pedir cópia da licitação do meu governo e conferir o que estou dizendo” disse ela.
Sandra ainda reafirmou ter deixado recurso em caixa para o governo Deraldino Alves da ordem de R$ 4 milhões de reais visando a construção de uma avenida de mão dupla e canteiro central com 16 metros de largura interligando a BR 330 à BA 120. A obra, que quase quatro anos depois ainda não está pronta, está a cargo da empresa TC Loc e resumida a uma rua de mão dupla, com oito metros de largura e sem canteiro central. Ipiaú Online
“Se eu for convocada para falar a respeito dessa obra vai haver transparencia total, como houve em nosso governo.  Naquele tempo o orçamento não se comparava com o dos dias atuais.  (Passou de 1milhão para 5 milhões mensais aprox.)Todo mundo precisa de lazer e essa foi uma perda muito grande para a familia ipiauense. olha que o deputado Mário Negromonte na época se comprometeu para que esse projeto tivesse continuidade. Vou aguardar convocação para trazer todos os dados em uma audiencia pública”, completou ela.
O ex secretario municipal de infra estrutura Solon Gonçalves, por sua vez informou que recursos para a polêmica obra continuam chegando ao município. ” O dinheiro continua sendo liberado para a obra. a última liberação aconteceu este mês, no dia 09 de abril”, disse.
Já o prefeito Deraldino por sua vez, declarou em entrevista a uma emissora de rádio já ter entregue todos os relatórios a respeito do parque aos órgãos responsáveis do Governo Federal e alegou não ter gasto um centavo do recurso auferido para a construção do parque. Ele também questionou: “quem ficou com o dinheiro do parque?

sexta-feira, abril 20

BA: Impasse entre governo e professores prejudica 1,1 milhão de estudantes


O governo do Estado da Bahia e o movimento sindical dos professores divergem sobre a legalidade do corte do ponto de grevistas. A falta de entendimento prejudica 1,1 milhão de estudantes e deve mudar o calendário das escolas estaduais, interferindo na rotina de milhares de famílias no Estado. O presidente da APLB – Sindicato, Rui Oliveira, afirma que haveria decisão no Supremo Tribunal Federal (STF) que daria  amparo à tese da categoria.
Para o secretário estadual de Administração, Manoel Vitório, o movimento foi julgado ilegal pelo Tribunal de Justiça e o ponto de quem não trabalha será cortado. “A contraprestação do salário é o trabalho e os descontos na folha de pagamento serão feitos para os professores que não trabalharem. Já os que estão dando aula, suas folhas correrão normalmente”. Ele informa  que o professor que deixar a greve e começar a cumprir seu trabalho, voltará a ser remunerado..“Este reajuste vai causar um impacto de R$ 412 milhões na folha do governo que não pode cumprir estas expectativas por não ter recursos para tal”, declarou.
Cerca de mil professores grevistas, que estão acampados no prédio da Assembleia Legislativa, discutiram nesta quinta, 19, a equiparação do piso estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). A categoria, que está em greve desde o dia 11 de abril, ocupa o CAB desde a quarta, 18. Os grevistas cercaram a entrada do prédio da Governadoria, o que fez com que a polícia instalasse uma barreira na frente do edifício. Os educadores afirmam que não há previsão para deixar o local.

quinta-feira, abril 19

CIÊNCIA: MUNDO

Cientistas fazem nascer cabelo humano em camundongo

Cientistas japoneses conseguiram fazer com que fios de cabelo humanos nascessem nas costas de um camundongo sem pelos. Além de ser uma esperança para o tratamento da calvície, o resultado representa um avanço importante nas terapias com células-tronco.
Os pesquisadores criaram um folículo – parte da pele onde os pelos nascem – a partir de células-tronco obtidas da pele de humanos adultos. Depois, eles transplantaram estes folículos nas costas do camundongo, conectando-os com as fibras nervosas e musculares do animal, e os pelos nasceram normalmente. Como o novo folículo funciona perfeitamente, o “ciclo capilar” é reestabelecido. Em outras palavras, mesmo se o cabelo cair por algum motivo, um novo pelo nascerá no mesmo lugar.A criação de um folículo em laboratório a partir de células-tronco já tinha sido feita antes. Dentes e glândulas salivares também já foram produzidas com processos semelhantes de bioengenharia. Contudo, o transplante com sucesso em ratos é inédito.
O estudo é, portanto, mais uma confirmação do potencial de aplicações que o tratamento de células-tronco tem para a substituição de órgãos no corpo. A pesquisa publicada nesta terça-feira (17) pela revista científica “Nature Communications” foi liderada por Takashi Tsuji, da Universidade de Ciência de Tóquio.

quarta-feira, abril 18

Começa hoje a recuperação da rodovia Itagibá à Ipiaú

VICE-GOVENADOR OTTO ALENCAR CONSEGUE RECUPERAÇÃO DO ASFALTO ATÉ DÁRIO MEIRA


O prefeito de Itagibá, Gilson Fonseca, anunciou através da assessoria de comunicação, que iniciará nesta terça-feira(17) a obra de recuperação da BA-650, trecho que liga o município itagibense à Ipiaú, um total de 21 km. A obra foi uma adquirida graças o contato do prefeito Gilson com o Secretário da Casa Civil, Ruy Costa que solicitou ao Vice-Governador Otto Alencar que liberou a obra incluindo o trecho de Itagibá a Dário Meira atenden do a solicitação da Prefeita Maria de Fátima. A empresa responsável pela execução da obra é a Paviservice tercerizada do DERBA. É mais uma conquista para o nosso munícipio de uma relevante importância.
aimcdm

terça-feira, abril 17

DEPUTADO MARCELINO GALO VISITA WILLIAM DE ALEMÃO

DEPUTADO MARCELINO GALO PRESTIGIA O AMIGO WILLIAM DE ALEMÃO


O Deputado Marcelino Galo: Agrônomo por formação, começou sua atuação política no campus da UFBA em Cruz das Almas, quando participou da Reconstrução da UNE, esteve em Dário Meira visitando William de Alemão trazendo um abraço do Deputado Federal Valmir Assunção e se colocando a inteira disposição para ajudar o Município de Dário Meira naquilo que for necessário para que o nosso povo tenha uma vida mais digna. Apoiador das causas sociais o Deputado parabenizou William pela iniciativa de lutar pelas causas sociais em Dário Meira. Na oportunidade soliciatmos uma torres de celulares para os distritos do nosso município e computadores para a Associação dos Idosos e Menores Carentes de Dário Meira. No encontro tivemos o companheiro Fulgêncio (Lider do MST), companheiro Lacide e sua Esposa, Dona Julia de Norton, companheiro Melo, Conselheiro tutelar Alysson Monteiro, Assesor do Deputado Oseas, entre outros. Fortalecendo assim a candidatura de William de Alemão a Prefeito de Dário Meira pelo PSD -55.


Rildo, Mello, Lacide, Marcelino Galo e Acessora

Alysson, Mello, Nerícia, Lacide, Tê, Marcelino Galo, Acessora, William de Alemão e Rildo

Mello, Fulgêncio (MST), Lacide, Tê, Marcelino, D. Julia, William de Alemão e Rildo

D. Julia de Norton e William de Alemão




Mello, Marcelino e William de Alemão

COLABORADORES DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE IPIAÚ ENTRAM EM GREVE

Profissionais da área de enfermagem da Fundação Hospitalar de Ipiaú, através do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Rede Privada do Estado ( SindiSaúde) decretaram greve por tempo indeterminado a partir desta segunda feira ( 16 ).
Segundo alegaram em contato com a nossa reportagem, a paralisação se dá por conta do não pagamento de três meses de salários aos profissionais da categoria. Os meses em atraso são os de janeiro, fevereiro e março. Detalhes das reivindicações apresentadas foram expostas em carta aberta à população cujas cópias estão sendo distribuídas.
A direção da entidade alega que não conseguiu quitar os valores previstos na folha de pagamento por absoluta insuficiência na arrecadação de fundos via consultas, planos hospitalares e contrapartida dos órgãos públicos.
Na pauta de reivindicação, além da questão salarial, os grevistas ainda reivindicam ” um programa de reformulação administrativa em que os direitos dos trabalhadores e da população sejam respeitados de forma integral”. Com a paralisação o atendimento aos pacientes que procuram essa importante casa de saúde ( pioneira na região ) também estão suspensos

Muita alegria, muita diversão e muito sucesso de público no último dia de festa em Dário Meira.

aimcdm


Sandro Mattos e os Dançarinos

Banda Trio da Huanda


No último dia das festividades da 8ª festa da PAZ, não foi diferente do primeiro,segundo, terceiro  e quarto dia, foi marcado também pela multidão que prestigiou este mega-evento, que além da excelente estrutura de som e palco, também contou com uma estrutura de segurança, garantindo o bem-estar de todos os presentes.


A  festa da PAZ  teve o auxilio da Policia Militar, do Conselho Tutelar, Guarda Municipal  e do SAMU de prontidão, que deram todo o suporte necessário ao evento.
 
Cantor Fabão Cigano fazendo a festa 

Sandro Mattos,  foi a primeira banda, que se apresentou no último dia da  festa da PAZ  2012, animando o público com melhor. Logo depois foi a vez da banda Trio da Huanda, também com muita animação e por ultimo a banda Top Love, grande nome da musica romântica, apresentou o melhor e autêntico no romantismo, com músicas já consagradas. As famosas bandas deram aquele show pra cada publico o seu gosto, os ritmos vibrante levaram os milhares de presentes à animação, o público acompanhava dançando todos os sucessos das bandas.

“A satisfação é tamanha que, o povo de Dario Meira correspondeu com a magnitude desta festividade, comparecendo e participando destes 4 dias de Festa. No próximo ano – vamos torcer mais novidades e que planejam, outras atrações, que com certeza brilhará ainda mais este mega-evento. Na certeza do próximo  trabalho com afinco para proporcionar dias melhores ao povo de Dário Meira.







Parabéns Zinaldo Souza e Gilklério Limmaskir pelo brilhante trabalho na 8ª festa da Paz.