segunda-feira, maio 19

Artigo: Urnas eletrônicas e fraudes, por Célio Pezza

Enquanto Holanda e Alemanha consideram “criminosas” as urnas que utilizamos no Brasil, aqui alardeamos que conseguimos os resultados poucas horas após o pleito.  Os poucos com coragem para expor essa situação vergonhosa sumiram ou foram assassinados, segundo o Deputado Federal Fernando Chiarelli, do PDT, que afirmou ter recebido ameaças de morte desde que começou, em 2013, a denunciar fraudes nas urnas brasileiras. Devido à impossibilidade de auditoria na gravação dos resultados dos votos, as urnas foram rejeitadas em mais de 50 países sérios e declaradas inconstitucionais em alguns. Em dezembro de 2012, um jovem hacker conhecido como “Rangel” mostrou para mais de 100 pessoas na Sociedade dos Engenheiros, no Rio de Janeiro, como interceptou os dados do sistema Intranet da Justiça Eleitoral e modificou os resultados sem ser detectado. Na época, um crime grave foi denunciado, mas nada foi feito. Logo depois, o hacker sumiu de cena e a mídia nunca mais falou sobre o assunto. Também tivemos o caso de um grupo de alunos da Universidade de Brasília que violou as urnas em uma série de testes, mas o então ministro Ricardo Lewandowski (lembram-se dele no mensalão?) se apressou em dizer que em uma situação real isso seria impossível.  O fato é o seguinte: as máquinas são burras e os homens no poder sabem disso. Também sabem que vão fazer o que quiserem. Acredito que as questões e dúvidas levantadas em outros países deveriam passar por amplo debate público, mas os grandes meios de comunicação não tocam no assunto. O governo prefere o discurso ridículo que exportamos tecnologia e democracia.
Sobre Célio Pezza
Escritor e colunista, Célio Pezza é autor de 7 livros, entre eles "As Sete Portas", "Ariane", "A Palavra Perdida" e o seu mais recente "A Nova Terra - Recomeço". Seus livros são romances que misturam ficção com realidade e trazem mensagens e questionamentos fortes por trás de cada história. O leitor não sabe onde termina a realidade e começa a ficção e se pergunta: será possível? Será que aconteceu? Será que pode acontecer?
* Célio Pezza é escritor, colunista de sites e jornais de todo o Brasil e autor de 7 livros. Saiba mais em www.celiopezza.com / www.facebook.com/celio.pezza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca esqueça que seus comentários devem ser feitos com muita responsabilidade e lisura. Esse é um espaço democrático!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.