domingo, setembro 16


Lula é apontado por Marcos Valério como chefe do mensalão

Informações são de reportagem da revista Veja desta semana

Apesar do advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, não confirmar, o empresário teria dito a pessoas próximas que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva era o chefe e fiador do esquema que ficou conhecido como mensalão, atualmente em julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça (STF).
De acordo com a revista Veja, a reportagem foi baseada em declarações de parentes, amigos e pessoas próximas a Valério, que teria afirmado que o Partido dos Trabalhadores (PT) utilizou pelo menos R$ 350 milhões – valor quase três vezes superior ao que foi denunciado no Ministério Público – no esquema de compra de votos de deputados em 2003 e 2004.
Recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STF) condenou Valério pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e peculato (desvio de verbas públicas), e o apontou como o operador do mensalão. O publicitário ainda será julgado por evasão de divisas e formação de quadrilha. Lula não foi acusado pela Procuradoria-Geral da República de participar do esquema.