sexta-feira, setembro 23

Satélite espacial que deve cair na Terra tem mais de cinco toneladas

Os cientistas esperam que esse satélite entre na atmosfera terrestre no fim do dia ou na madrugada de sábado (24). Local da queda ainda é incerto.
Os cientistas esperam que um satélite espacial entre na atmosfera terrestre no fim do dia ou na madrugada de sábado (24). Isso deve acontecer a sessenta quilômetros de altura. Nesse momento, o satélite Uars, de cinco toneladas e meia, do tamanho de um micro-ônibus, vai pegar fogo e, segundo a Nasa, a Agência Espacial Americana, deve se dividir em 26 pedaços. O maior deles com cerca de 150 quilos.

Ao bater na Terra, a 400 quilômetros por hora, ele pode abrir um buraco de um metro e meio de diâmetro. Não dá para saber onde esses pedaços vão cair. Pode ser na América do Sul, na África, na Austrália, na Ásia ou na Europa. De acordo com esses cálculos, os Estados Unidos também podem ser atingidos. Até agora, a Nasa vinha descartando essa hipótese.

No Centro de Monitoramento de Satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, os pesquisadores ficam de olho 24 horas por dia nos satélites vivos, que estão em órbita, funcionando normalmente e emitindo o tempo todo sinais que permitem sua localização. O Uars é considerado um satélite morto e a única maneira de saber onde ele está é através de cálculos.

O satélite Uars foi desativado em 2005, mas permaneceu em órbita. Agora ele vem em nossa direção, mas a chance de alguém ser atingido é pequena. “É muito remoto. Um número bom seria inferior a possibilidade que um raio caia em uma pessoa. A área determinada tem em torno de 900 km de comprimento e 30 km de largura. Se essa área de queda estiver dentro de uma área densamente povoada, o risco aumenta”, explica Roberto Martini, geólogo do Inpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca esqueça que seus comentários devem ser feitos com muita responsabilidade e lisura. Esse é um espaço democrático!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.