Primeiro Trabalho Evangélico
Somente 1942 um grupo de missionários evangélicos da cidade de Itagiba, veio a esta cidade e dirigiam cultos nas ruas divulgando a palavra de Deus. E o primeiro batismo evangélico nesta terra aconteceu no ano de 1943 com a ajuda do srº Amaranto Pio Filadelfo delegado na época, que garantiu os crentes ali no fundo da casa de Dalva, com a ajuda de dois inspetores, pois temiam que o povo da época apedrejassem os crentes. Uma das primeiras pessoas a aceitar o evangelho foi a irmã Maria Augusta apelidada de Dona Mariquinha avó de Palanqueta Velho, onde em 1944 com a participação de irmãos vindo de Itagibá, foi realizado o primeiro culto em sua casa tendo como orador o Pr. Dalírio Fernandes que chegou a organizar neste mesmo ano a 1ª Congregação Batista. Mais em 1945 a congregação parou e ninguém falou mais no evangelho. Anos depois veio o srº José Quadros na companhia de crentes de Itagibá e realizou o primeiro culto evangélico ao ar livre no local denominado de Barracão onde hoje está o Bradesco. Logo o trabalho foi desativado vindo apenas a existir reuniões periódicas desses irmãos.
A Implantação do Evangelho
Em 1960 veio o irmão Manoel Bento Santana e sua esposa Iraildes Fernandes e filhos, da cidade de Ipiaú e por intermédio do srº Tino Bastos, conheceu o irmão Aurelino Pereira do Nascimento e sua esposa Euflozina Pereira e filhos e iniciaram os trabalhos evangélicos criando na Vila Cajazeira, uma Congregação na casa do irmão Manoel Bento com o nome de Congregação da Igreja Batista em Acaraci. Em 12.04.1962 – Vila Cajazeira passou a ser chamada de Dário Meira pelo decreto de Lei Estadual 1667 de 12 de abril de 1962. Para registrar a participação dos evangélicos, na emancipação política, um dos primeiros candidatos a 1º prefeito do nosso município foi o Pr. Valdomiro Alves de Oliveira, disputando com o Srº Northon Sá Filadelfo, sendo uma das eleições mais disputadas do nosso município ganhando o Sr. Northon com diferença mínima, (menos de cem votos)
A Congregação Evangélica foi o primeiro trabalho evangélico que resultou em 20 de março de1975 na criação da 1ª Igreja Evangélica Conhecida como Igreja Batista Peniel.
A Árvore Frutífera
O que parecia ser apenas um pequeno trabalho dos irmãos pioneiros, hoje os evangélicos tornou-se uma grande família. Temos na sede e nos distritos do município 25 igrejas evangélicas. Todas com o mesmo propósito de resgatar vidas para Jesus. Hoje os evangélicos chegam a 9,5% da população do município. Registramos a presença dos evangélicos em todas as regiões. No Lagoão temos duas igrejas com mais de 60 evangélicos, até nas regiões de difícil acesso estamos presentes, como exemplo o Tamanduá, temos mais de 15 evangélicos. O número de congregações chega a quase vinte em toda Zona Rural e a previsão é que o número de evangélicos dobre nos próximos anos.
Dia Municipal dos Evangélicos
Devido a este crescimento em nosso município, a pedido dos evangélicos, a Prefeita Maria de Fátima, apresentou à Câmara Municipal de Dário Meira, o projeto de Lei que instituiu o dia 20 de novembro como o Dia Municipal dos Evangélicos. Este é o reconhecimento das autoridades da grande importância que temos como igrejas evangélicas na contribuição e no desenvolvimento da sociedade.
Historicamente, são duas datas importantes para os evangélicos de Dário Meira. A primeira é da implantação do evangelho no município e a segunda é a do reconhecimento por parte do Poder Executivo e Legislativo, da importância dos evangélicos no Município e isso já aconteceu. Nós Evangélicos agradecemos à Prefeita Maria de Fátima e aos Vereadores.
“A Deus toda honra e toda Glória”
Elivaldo Nascimento Santos (Seminarista do CETEO)
Igreja Batista Peniel completa no dia 15 de março 37 anos de organização
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nunca esqueça que seus comentários devem ser feitos com muita responsabilidade e lisura. Esse é um espaço democrático!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.