segunda-feira, maio 26

PT aciona STF por trabalho externo a mensaleiros presos


FONTE: Reprodução/Folha
 
Brasília (AE) – Uma ação protocolada ontem pelo PT levará o Supremo Tribunal Federal (STF) a decidir se os presos do regime semiaberto têm direito ao trabalho externo independentemente do cumprimento de pelo menos um sexto da pena.
Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), o PT sustenta que o artigo da Lei de Execução Penal, de 1984, que estabelece esse requisito é incompatível com a Constituição Federal de 1988.
O partido cita decisões recentes do presidente do STF, Joaquim Barbosa, que desautorizaram condenados no processo do mensalão a trabalhar fora da prisão. Nas decisões, Barbosa citou o artigo questionado agora pelo PT. Nenhum dos condenados na ação do mensalão cumpriu um sexto da pena.

Boa Nova: Após confusão, prefeito e dois homens são conduzidos à delegacia

informações do Bahia Notícias.

 

 

Após uma confusão, na tarde deste sábado (24), o prefeito de Boa Nova, Aete Sá Meira (PMDB) e dois homens foram conduzidos à Delegacia do município do Sudoeste Baiano para depoimento, mas para formalizar a queixa o trio teve que se dirigir ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), localizado em Vitória da Conquista. A operação foi coordenada por uma equipe da 79ª Companhia da Polícia Militar que se deslocou 106 quilômetros até o DISEP, onde o gestor municipal e as duas pessoas foram ouvidas e liberadas em seguida. O bate-boca teria começado em praça pública e o prefeito sentiu-se ameaçado por perda da autoridade pela dupla. Não foi divulgado o motivo da confusão. Com informações do blog do Anderson.

Seleção Brasileira se apresenta para a Copa em meio a protesto


A Seleção Brasileira inicia a preparação para a Copa do Mundo de 2014 nesta segunda-feira (26). Os jogadores convocados se reuniram em um hotel próximo ao aeroporto Tom Jobim para seguir de ônibus em direção à Granja Comary, centro de treinamento da equipe de Felipão, em Teresópolis. A comissão técnica chegou antes ao CT. A estreia da Seleção no Mundial é no dia 12 de junho, contra a Croácia, em São Paulo. Pouco mais de 85km, a seleção brasileira já está em Teresópolis. A delegação teve dificuldades para sair do hotel, próximo ao Aeroporto Internacional, por conta de uma manifestação de professores.

quinta-feira, maio 22

Baianos ainda não sacaram R$ 39 milhões do PIS


Cerca de R$ 39 milhões estão no banco à espera dos trabalhadores baianos. Esse dinheiro pode ser retirado até o dia 30 de junho e refere-se ao abono do Programa de Integração Social (PIS). O programa dá direito a  um salário mínimo para quem trabalhou com carteira assinada no mínimo um mês do ano de 2013 e está cadastrado no programa há pelo menos cinco anos e ganha até dois salários mínimos .  Na Bahia, segundo a Caixa Econômica,  54.053 pessoas estão nessa situação, mas ainda não sacaram o abono. Um calendário anual é definido de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Isso  indica a data de início em que o benefício pode ser retirado, mas qualquer trabalhador que tenha direito, mesmo que já tenha passado a data pode sacar até  30 de junho. Caso isso não aconteça, o valor retorna para o fundo federal. Especula-se que o governo   não estaria evitando fazer campanhas sobre o programa para fazer com que os valores componham o orçamento. Com informações do Correio24h.

quarta-feira, maio 21

Motorista morre e médica cubana fica ferida em acidente em Correntina


Na  última segunda (19), por volta das 13h40, ocorreu um grave acidente envolvendo uma ambulância do Hospital Municipal de Correntina e um caminhão. Segundo testemunhas, o motorista do caminhão invadiu a contramão de direção e colidiu frontalmente com a ambulância que seguia destino Correntina. O motorista da ambulância identificado como Jairo Magalhães Barbosa faleceu na hora e a passageira, a médica cubana Lázara Mayara fraturou a clavícula e teve diversos edemas na cabeça e está sob cuidados médicos. Já o motorista do caminhão evadiu do local abandonando o veículo. Com informações do Barreiras Notícias.

Jequié entre as 10 cidades com maior número de denúncias de exploração sexual infantil


Jequié e cidades como Feira de Santana, Camaçari, Ilhéus, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Lauro de Freitas, Dias D´Ávila e Alagoinhas estão entre os 10 municípios com maior número de denúncias de exploração sexual infantil em 2013 na Bahia. Em nível de país, Salvador foi a terceira cidade, atrás do Rio de Janeiro e de São Paulo, segundo informações da Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). De acordo com dados da SJCDH, de janeiro a abril deste ano, foram registradas 800 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes através do “Disque 100” na Bahia, serviço telefônico criado para casos de abuso sexual infantil. Este ano há uma mobilização nacional que visa combater esse tipo de crime e qualquer pessoa que souber de alguma criança de sofra qualquer abuso, pode ligar para o Disque 10o, sendo que a ligação é gratuita e o denunciante não precisa de identificar.

segunda-feira, maio 19

Boa Nova: Homem morre em colisão na BR-116


Um homem morreu num acidente no entroncamento de Boa Nova, na BR-116. De acordo com relatos de testemunhas, um dos carros envolvidos no acidente vinha de Boa Nova com destino a Penachinho, localidade da Zona Rural do município do Sudoeste Baiano. O mesmo ficou aguardando a liberação da BR- 116 no trevo em que liga a BR-030 para fazer um cruzamento da pista. No momento, operários da ViaBahia faziam a manutenção da BR-116. Quando o trânsito foi liberado no sentido Jequié, um caminhoneiro deu sinal para que ele cruzasse a BR, só que não percebeu que vinha uma carreta ultrapassando a fila em alta velocidade. A carreta acertou a lateral do carro de passeio. O corpo do motorista do carro de passeio foi levado ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência. Com informações do Penachinho News.

Artigo: Urnas eletrônicas e fraudes, por Célio Pezza

Enquanto Holanda e Alemanha consideram “criminosas” as urnas que utilizamos no Brasil, aqui alardeamos que conseguimos os resultados poucas horas após o pleito.  Os poucos com coragem para expor essa situação vergonhosa sumiram ou foram assassinados, segundo o Deputado Federal Fernando Chiarelli, do PDT, que afirmou ter recebido ameaças de morte desde que começou, em 2013, a denunciar fraudes nas urnas brasileiras. Devido à impossibilidade de auditoria na gravação dos resultados dos votos, as urnas foram rejeitadas em mais de 50 países sérios e declaradas inconstitucionais em alguns. Em dezembro de 2012, um jovem hacker conhecido como “Rangel” mostrou para mais de 100 pessoas na Sociedade dos Engenheiros, no Rio de Janeiro, como interceptou os dados do sistema Intranet da Justiça Eleitoral e modificou os resultados sem ser detectado. Na época, um crime grave foi denunciado, mas nada foi feito. Logo depois, o hacker sumiu de cena e a mídia nunca mais falou sobre o assunto. Também tivemos o caso de um grupo de alunos da Universidade de Brasília que violou as urnas em uma série de testes, mas o então ministro Ricardo Lewandowski (lembram-se dele no mensalão?) se apressou em dizer que em uma situação real isso seria impossível.  O fato é o seguinte: as máquinas são burras e os homens no poder sabem disso. Também sabem que vão fazer o que quiserem. Acredito que as questões e dúvidas levantadas em outros países deveriam passar por amplo debate público, mas os grandes meios de comunicação não tocam no assunto. O governo prefere o discurso ridículo que exportamos tecnologia e democracia.
Sobre Célio Pezza
Escritor e colunista, Célio Pezza é autor de 7 livros, entre eles "As Sete Portas", "Ariane", "A Palavra Perdida" e o seu mais recente "A Nova Terra - Recomeço". Seus livros são romances que misturam ficção com realidade e trazem mensagens e questionamentos fortes por trás de cada história. O leitor não sabe onde termina a realidade e começa a ficção e se pergunta: será possível? Será que aconteceu? Será que pode acontecer?
* Célio Pezza é escritor, colunista de sites e jornais de todo o Brasil e autor de 7 livros. Saiba mais em www.celiopezza.com / www.facebook.com/celio.pezza

domingo, maio 18

ENCOMENDAS DE ROUPAS EXCLUSIVAS

Pessoal vou ter essas e outras novidades para o mês que vem, quem tiver interessado faça sua encomenda!
Tenho roupas para crianças e roupas femininas.

tel:73-8856-9136

Att Antonia
Foto de Rildo Tônia.
 
Foto de Rildo Tônia.

7 e 8 de junho na Peniel


Conquista e Jacuipense jogam Série D

 

Felicidades para dois clubes baianos. A Confederação Brasileira  de Futebol divulgou a lista dos times que disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro. Vitória da Conquista e Jacuipense representarão a Bahia entre os 41 clubes que vão disputar a competição.
O campeonato começa dia 27 de julho e vai até 16 de novembro deste ano.
Durante o torneio, os clubes vão disputar turno e returno dentro das sete chaves. Os dois melhores times de cada grupo que avançarem se classificam para a próxima fase do mata-mata.
Os 16 times que se classificarem, vão jogar partidas de ida e volta para definir os quatro times que disputarão o campeonato e garante a vaga no Campeonato Brasileiro da Série C de 2015. A equipe de Riachão está no grupo A3 junto com Coruripe, campeão alagoano, Central de Caruaru, Baraúnas-RN, e o time representante da Paraíba que ainda não foi definido.
O Vitória da Conquista está no Grupo A4. O alviverde competirá contra o rebaixado Ipatinga, Porto de Caruaru, segundo melhor colocado do Pernambucano 2014, o Globo-RN, melhor colocado do Potiguar 2014, e o campeão sergipano deste ano, ainda não definido.
A CBF ainda não definiu as datas e as ordens dos confrontos de cada chave.

sábado, maio 17

Ipiaú: Agentes comunitários de saúde comemoram aprovação do piso salarial


Os 137 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias  que atuam em Ipiaú estão comemorando a  aprovação do projeto de lei que estabelece  o piso salarial da categoria em  R$ 1.014. Essa conquista resulta de 12 anos de luta, sendo que o governo conseguiu  articular por um período de oito anos o adiamento dessa votação. As duas categorias envolvem, 400 mil trabalhadores no país. Antes de ir à sanção presidencial o texto segue para a votação no senado. Mônica Souza, presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Ipiaú considera que a aprovação do piso evitará perdas salariais quando o agente se aposentar. Ele informou que até então a categoria recebia neste município o salário de R$ 1.044, incluindo vantagens concedidas pela Prefeitura que totalizavam 40% sobre o valor do rendimento. “Nossa meta agora é incorporar essas vantagens referentes à insalubridade e gratificações, ao piso aprovado”. O vereador Odair José Santana(Daí)-PTdoB- parabenizou os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias que atuam no município de Ipiaú por mais uma conquista e destacou que  a vitória do piso salarial é fruto da união de todos. “Agora  vamos ao Senado  buscar, junto a cada representante daquela casa, o apoio necessário para  que o projeto seja colocado em votação o mais rápido possível”, concluiu o vereador que também é agente comunitário de saúde, licenciado para o exercício do mandato parlamentar.(Giro/José Américo Castro).

Ipiaú: Departamento da Juventude disponibiliza internet grátis para inscrição do Enem


O Departamento de Políticas Públicas da Juventude, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação estará realizando mais uma importante iniciativa a partir do próximo dia 19, com a disponibilização de internet grátis para a inscrição do ENEM- Exame Nacional de Nível Médio 2014, em diversos pontos da cidade. De fundamental importância para quem pretende se inscrever para o ENEM, a iniciativa do Departamento de Políticas Públicas da Juventude da PMI colocará à disponibilidade da população jovem a Unidade Móvel de Inclusão Digital que atenderá na seguinte programação:
19/05 – Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães.
20/05 – Colégio estadual de Ipiaú
21/05 – Colégio Estadual de Ipiaú
23/05 – Bairro Euclides neto.
O Departamento informa ainda que, para a inscrição do ENEM, os candidatos devem apresentar o CPF e a Identidade.
 

Jovem é morto após ser usado como escudo em Porto Seguro, dizem testemunhas


Jovem é morto após ser usado como escudo em Porto Seguro, dizem testemunhas
Foto: Reprodução/ Facebook
O publicitário Renato Augusto Oliveira, de 29 anos, foi morto a tiros em Porto Seguro, extremo sul do estado, na tarde de quinta-feira (15). Ele foi sido usado como escudo por Cleiton de Jesus Santana, 27, que também foi baleado, de acordo com testemunhas. Eles estavam em uma barraca de pastel, no bairro do Cambolo. Quatro homens chegaram ao local em duas motos e efetuaram os disparos contra os dois. “O que está sendo ventilado pelas testemunhas, é que na hora ele (Cleiton) abraçou o rapaz e usou como escudo”, informa o titular da 1ª Delegacia de Porto Seguro, Delmar Bittencourt. Segundo o delegado, os moradores também relatam que Cleiton traficava drogas na região, mas ele não tem registro de passagem pela polícia. Renato era formado em publicidade pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador, e trabalhava na loja de materiais de construção do pai, localizada no mesmo bairro onde foi baleado. Ele não chegou a ser socorrido e morreu no local. Cleiton foi levado para o Hospital Municipal Luiz Eduardo Magalhães. Ele não tem passagens pela polícia. O crime é investigado pela Polícia Civil da cidade. O sepultamento do corpo de Renato está marcado para a manhã deste sábado (17), em Porto Seguro. 

sábado, maio 3

Uma atitude pouco civilizada e nada respeitosa por parte da prefeitura de Jequié

Foto: Uma atitude pouco civilizada e nada respeitosa por parte da prefeitura de Jequié provocou  revolta em pessoas que possuem estabelecimentos ou transitavam pela Praça Rui Barbosa, na quarta-feira (30/4). Os sanitários públicos existentes no interior do Belvedere Geminiano Saback foram desativados para reforma e, os expurgos da obra colocados a céu aberto na praça,  próximo a locais que comercializam alimentos e bebidas. Estranhamente, a ação partiu justamente do órgão público ao qual cabe a tarefa de fiscalizar e punir os estabelecimentos particulares ou residenciais que na execução de reformas ou construções depositam expurgos ou material de construção nos passeios e vias públicas. O mínimo que deveria ser  providenciado pelo setor municipal responsável pela obra seria a colocação de containers para armazenar o material retirado, até a sua destinação final… que péssimo exemplo…

Fonte: Jequié Repórter

Uma atitude pouco civilizada e nada respeitosa por parte da prefeitura de Jequié provocou revolta em pessoas que possuem estabelecimentos ou transitavam pela Praça Rui Barbosa, na quarta-feira (30/4). Os sanitários públicos existentes no interior do Belvedere Geminiano Saback foram desativados para reforma e, os expurgos da obra colocados a céu aberto na praça, próximo a locais que comercializam alimentos e bebidas. Estranhamente, a ação partiu justamente do órgão público ao qual cabe a tarefa de fiscalizar e punir os estabelecimentos particulares ou residenciais que na execução de reformas ou construções depositam expurgos ou material de construção nos passeios e vias públicas. O mínimo que deveria ser providenciado pelo setor municipal responsável pela obra seria a colocação de containers para armazenar o material retirado, até a sua destinação final… que péssimo exemplo…

Fonte: Jequié Repórter

sexta-feira, maio 2

Ipiaú: Diretora do HGI é exonerada do cargo

A jequiense Synara Rios Santos foi exonerada do cardo de Diretora do Hospital Geral de Ipiaú. A exoneração foi publicada nesta quarta-feira(30) no Diário Oficial do Estado da Bahia. Durante a administração de Synara, muitas foram as reclamações dos pacientes do Hospital Geral de Ipiaú, principalmente a demora no atendimento. A unidade hospitalar, inclusive, já está na caixa preta da saúde. No último dia 12 de março o Giro em Ipiaú publicou uma matéria do descaso do hospital quando um paciente morreu após esperar mais de cinco horas por atendimento (ver matéria). A comissão de saúde da Câmara de Vereadores de Ipiaú convocou a então diretora do HGI, Synara Rios, para prestar esclarecimentos, no entanto, ela não compareceu a sessão. O Hospital Geral de Ipiaú agora será coordenado pela Meirinha Alves Domingos. (Giro em Ipiaú)

quinta-feira, maio 1

Jequié: Os trabalhadores do setor aprovaram um calendário de paralisação.


Após aprovarem na última terça-feira (29/4), a continuidade da greve da categoria, trabalhadores da rede municipal de Educação em Jequié, realizaram na manhã de quarta (30), uma caminhada de protesto nas ruas do centro da cidade. Durante a caminhada foi distribuída com a comunidade, Carta Aberta, subscrita pela APLB/Sindicato, na qual afirma que desde o mês de janeiro deste ano, o Governo municipal tem se mostrado indiferente à proposta de reajuste salarial do magistério aprovada em assembleia, não apresentando contraproposta que atenda às leis que regulamentam tal situação. Os trabalhadores apresentam como reivindicações, aplicação do percentual de 8,32%, índice do Piso Salarial do Magistério Nacional para 2014, a partir de janeiro, em descumprimento da Lei Federal 11.738/2008 e o cumprimento da Lei Municipal 1.613/2004, do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal. Aproximadamente 18 mil alunos matriculados na rede municipal estão fora das salas de aula desde o incío da greve na última segunda-feira,27. Os trabalhadores do setor aprovaram um calendário de atividades para ser cumprido durante o período da paralisação.

Fonte: Jequié Repórter

DÁRIO MEIRA: PREFEITURA MUNICIPAL DE DÁRIO MEIRA CONTEMPLADA COM UM CAMINHÃO CAÇAMBA ATRAVÉS DO PAC 2





A Prefeitura Municipal de Dário Meira, foi contemplada com um veículo caminhão caçamba, doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário através do Plano de Aceleração do Crescimento-PAC 2. O ato de entrega aconteceu no dia 29 de abril (terça-feira) em Feira de Santana.
A solenidade contou com a presença da Presidenta do Brasil Dilma Rousseff, do Governador Jaques Wagner, além do Prefeito João Caetano que recebeu a caçamba outras autoridades marcaram presença na solenidade.
Para o  Prefeito João Caetano  essa é mais uma vitória de muitas que ainda virão no seu governo pelo povo e para o povo, contando com a colaboração do Deputado Estadual Euclides Fernandes e Deputado Federal Roberto Brito e a Presidenta da UPB(União das Prefeituras Baianas) Maria Quitéria.






Municipio de Ibirataia também recebe Caminhão Caçamba do governo federal


A Prefeitura Municipal de Ibirataia sob a gestão do prefeito Marcos Aurélio (PP) recebeu nesta terça-feira (29) um veículo caminhão-caçamba doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Aurélio recebeu a chave do veículo das mãos da presidente Dilma Roussef, na presença de diversas autoridades. A solenidade de entrega aconteceu no Espaço da Música em Feira de Santana onde aproximadamente duzentos municípios foram contemplados com motoniveladoras, caminhões-caçamba e pás carregadeiras. As máquinas vão auxiliar no escoamento da produção, na melhoria das estradas vicinais e beneficiar uma população rural de mais de um milhão de habitantes. O prefeito Marcos Aurélio aproveitou a oportunidade para entregar em mãos um documento à Presidenta Dilma Roussef reivindicando ações de interesse do município. Uma comitiva municipal formada por vereadores, ex-prefeitos e secretários acompanhou o gestor. Informações do Tesouras Notícias.

Advogado de Genoino diz que vai recorrer da decisão de Barbosa

Ex-presidente do PT se entregou nesta quinta após ordem do presidente do STF para o condenado, que cumpria prisão domiciliar, retornar ao Complexo Penitenciário da Papuda


Brasília - O advogado do ex-deputado José Genoino, Claudio Alencar, afirmou nesta quinta-feira, 1, que vai recorrer ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão do ministro Joaquim Barbosa, que determinou o fim da prisão domiciliar de Genoino. Em entrevista após acompanhar seu cliente no retorno ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, Alencar criticou a ausência de médicos de plantão na penitenciária nesse 1º de maio.
De acordo com o advogado, o médico que atende no complexo está de férias e voltará em aproximadamente 10 dias. "O médico do Genoino tentou passar a ficha e o prontuário, mas não conseguiu", disse.
Ele informou que o médico particular de Genoino ficará à disposição para acompanhar o paciente, mas questionou a falta de profissionais do Estado. "O sistema penitenciário é que deveria prover a todos os internos o atendimento de saúde", completou.
O médico particular de Genoino, Geniberto Paiva Campos, disse que, no momento, ele está muito bem. "Os meses que ele ficou recolhido à sua residência com acompanhamento familiar foram muito bons para ele", disse. Para o médico, entretanto, a cardiopatia de Genoino é "gravíssima" e o sistema penitenciário não é o local adequado para tratar um paciente com esse quadro de saúde.
Campos ressaltou que o ex-deputado fez exames nesta quarta-feira, que demonstraram bom estado de saúde e pressão arterial controlada. Segundo ele, a maior preocupação é a coagulação do sangue, que ainda não está controlada e exige controle na dosagem da medicação.
Tranquilo. Antes de sair de casa para se entregar, de acordo com sua amiga e ex-assessora Débora Cruz, Genoino não demonstrou preocupação com possíveis complicações do seu estado de saúde. "Ele estava bem forte e disse que vai cumprir o que foi determinado", contou.
Genoino foi condenado pelo STF a 4 anos e 8 meses de reclusão pela prática do crime de corrupção ativa. A pena deve ser cumprida em regime semiaberto.
Preso em novembro, após o início da execução das penas dos condenados do mensalão, Genoino ficou menos de um semana no complexo da Papuda. Alegando problemas cardíacos, ele foi transferido para um hospital em Brasília e depois para prisão domiciliar.
Nesta quarta, no entanto, com base em laudo médico que atestou que o quadro de saúde do ex-deputado é estável e não grave, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, ordenou que Genoino voltasse à prisão.