domingo, março 25

Dom João Santos Cardoso assume Diocese de São Raimundo Nonato, no Piauí



23/03/2012


domjoaopossesrn 
Dom João Santos Cardoso tomou posse no sábado, 17 de março, como terceiro bispo da diocese de São Raimundo Nonato (PI). A acolhida aconteceu no Aeroporto Internacional de São Raimundo, em seguida houve uma carreata pelos bairros da cidade em direção à Catedral, onde aconteceu a acolhida por diversos bispos, padres, autoridades e leigos.
Às 17h teve início a cerimônia de posse, no adro da Catedral, com a participação do arcebispo de Vitória da Conquista (BA), dom Luis Gonzaga Pepeu. Dom Alfredo Shafller, Bispo de Parnaíba (PI) e presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí), conduziu dom João Santos até a Cátedra (Cadeira do Bispo), e o padre Cláudio Moreno, até então Administrador Diocesano, entregou o Báculo (cajado) para dom João Santos Cardoso.


A missa contou com a presença de milhares de pessoas das dioceses do Piauí, Bahia e outros estados do país, em especial da arquidiocese de Vitória da Conquista. Também prestigiando a posse, dom Plínio José, bispo da diocese de Picos (PI), dom Valdemir Ferreira, da diocese de Floriano (PI), dom Augusto Alves da Rocha, bispo emérito de Floriano, dom Ramón Lopez Carrozas, da diocese de Bom Jesus (PI), dom Eduardo Zielski, da diocese de Campo Maior (PI), dom José Geraldo, da diocese de Juazeiro (BA), dom Zanoni Demettino, da diocese de São Mateus (ES), dom Manoel Farias, da diocese de Petrolina (PE) e dom Cândido Lorenzo González, bispo emérito de São Raimundo Nonato (PI).


Durante a homilia dom João Santos Cardoso falou sobre a importância da vida em todas as suas instâncias e a necessidade de preservar o meio ambiente, citando o Parque Nacional da Serra da Capivara, patrimônio da humanidade localizado dentro da diocese de São Raimundo Nonato. Lembrou que mesmo em situações ameaçadoras, nada acontece àqueles que são conduzidos por Jesus Cristo, que não se pode calar diante da falta de dignidade à vida humana e que pretende realizar o seu pastoreio na diocese de São Raimundo à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.


Ao término da missa, dom João Cardoso recebeu com alegria as palavras do padre Cláudio Moreno, que falou da expectativa de todos os diocesanos em receber o seu novo bispo, também agradeceu ao apoio do clero de São Raimundo e dos bispos do Regional durante o período que assumiu como administrador diocesano.
“O acolhimento que eu tive nesta cidade e diocese de São Raimundo Nonato foi algo incrível, de tal forma que logo neste primeiro dia me sinto em casa e tenho certeza que pela graça de Deus nós poderemos continuar a missão e a evangelização”, afirmou dom João Santos Cardoso.


“Nós estamos felizes por participar do início do pastoreio de dom João, claro que estamos voltando para Vitória da Conquista com o coração repleto de saudades, mas com esta certeza de que ele fará um profícuo pastoreio na diocese de São Raimundo Nonato, por isso, ele vem como um pai para os seus filhos e filhas, ele vem como o autêntico guia para aqueles que estão afastados das comunidades, ele vem como um autêntico guia para os pobres, para os doentes e para os que sofrem, a sua Missão é evangelizar. Dom João Cardoso é um bispo jovem e inteligente que vem como o coração aberto para servir”, disse dom Luiz Gonzaga Pepeu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunca esqueça que seus comentários devem ser feitos com muita responsabilidade e lisura. Esse é um espaço democrático!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.